Transparência nas planilhas

Por Mário Tourinho
Imagem JC Barboza

Importante matéria foi recentemente publicada no Correio da Paraíba, a qual – a propósito de um curso sobre cálculo tarifário para os ônibus do transporte coletivo, este realizado na sexta feira, 23 de novembro, aqui em João Pessoa – trouxe declarações do superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) em que chama a atenção para a necessidade de que haja bem mais transparência em relação às planilhas de custos elaboradas pelas próprias Prefeituras Municipais e que, em face delas, fixam os valores da respectiva tarifa.

Fique logo claro que a ANTP não é entidade representativa das empresas de transporte de passageiros. A ANTP congrega os órgãos públicos (públicos, repetimos) que atuam nesse setor e tem sua sede em São Paulo. A entidade que representa o setor empresarial é a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos). E foi a ANTP a promotora desse curso sobre cálculo tarifário que, como destacado por seu superintendente, tem por objetivo maior proporcionar mais transparência no cálculo das passagens.

Durante o curso, ele mesmo – o superintendente da ANTP –discorreu sobre a estrutura da planilha de custos, detalhando as questões da quilometragem rodada, depreciação dos veículos, despesas com pessoal e com combustíveis etc, mas sobretudo destacando a diferença entre a tarifa técnica (aquela efetivamente apontada pela planilha de custos) e a tarifa política (a que o governante arbitra divergentemente do resultado técnico). E com maior ênfase afirmou: “Esta última (a tarifa política) não só provoca prejuízos e até falências de empresas operadoras do serviço; o pior é que baixa a qualidade do serviço prestado, penalizando a população, que, sem entender, fica a reclamar das empresas como se elas fossem culpadas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa