Diesel a R$ 3,70… é isso mesmo?!… E a situação do transporte coletivo?!…

Por Ônibus Paraibanos – Fábio Gonçalves Imagens JC Barboza Como carona de uma moto, eis que chego a um posto de combustível da cidade de Bayeux e, enquanto nessa moto é feito o abastecimento, ...
Image

Por Ônibus Paraibanos – Fábio Gonçalves
Imagens JC Barboza

Como carona de uma moto, eis que chego a um posto de combustível da cidade de Bayeux e, enquanto nessa moto é feito o abastecimento, observo os preços dos produtos próprios desse setor e constato: “Diesel R$ 3,70”.

Aí, como dedicado às novidades do transporte público de passageiros, que é o foco maior do portal Ônibus Paraibanos, imagino – sem saber precisar – quanto é o custo operacional dos ônibus, só com diesel, em uma cidade de porte médio ou acima disto, como é a capital paraibana – João Pessoa.

Lá no portal da Semob-JP consta que a frota do dia a dia, a serviço dos pessoenses, é de 465 ônibus. Também diz que são realizadas 4.277 viagens por dia. Não está nesse portal da Semob-JP, mas certa vez já tive informações de que essas 4.277 viagens, cada uma a uma média de 30 km, correspondem a um percurso diário de quase 130 mil km/dia.

E como um ônibus do transporte coletivo, desse tipo convencional, em média só faz uns 2,5 a 2,7 km por litro, dá pra se imaginar o consumo diário somente com diesel, por uma frota de 465 ônibus!

unitrans transnacional 2 lote 2012 torino ônibus joão pessoa novo 0 km (10)

Quanto isto custa?!…

Não sei… nem calculei com base nesses dados.

Mas aí está uma dica para que a Semob-JP, em seu portal específico, possa incluir e consequentemente divulgar, a fim de que a população também possa ter ideia dos custos operacionais para que a cidade de João Pessoa possa a ela disponibilizar, diariamente, 465 ônibus para o ir e o das pessoas. E para que todos fiquemos conscientes que os pagamentos que fazemos, em qualquer setor, para a aquisição de produtos ou de serviços ou especificamente referente à tarifa dos ônibus, não significa lucro para os empresários, não! Tem situação de empresas que o que está arrecadando nem dá para as despesas. Por isto são obrigadas a fechar as portas!


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.