Uma parte da história contada em fotos: Viaggio g4 950 da Viação Rio Tinto

Por Ônibus Paraibanos Imagem Acervo histórico Paraíba Bus Team Atualmente, a Viação Rio Tinto é uma das maiores empresas de ônibus paraibanas. Nos últimos anos agregou ao seu quadro de linhas, ...
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagem Acervo histórico Paraíba Bus Team

Atualmente, a Viação Rio Tinto é uma das maiores empresas de ônibus paraibanas. Nos últimos anos agregou ao seu quadro de linhas, destinos que pertenciam a empresa Boa Viagem, que outrora foram da Expresso Guarabirense, uma linha da Expresso Paraibano e mais recentemente, entrou no pool de empresas que estão operando, a princípio, temporariamente, linhas suspensas da Bela Vista. Anteriormente, a Rio Tinto já tinha assumido algumas linhas da Bela Vista.

Mas até pelo menos meados dos anos 2000, a empresa, com sede em Bayeux, tinha suas operações dedicadas exclusivamente a ligações do litoral norte paraibano com a capital do estados e outras cidades da Paraíba.

Entre os anos de 1985 e 1986, a Viação Rio Tinto adquiriu pelo menos 4 unidades do Marcopolo Viaggio G4 nas versões 800 e 950 com prefixos que iam de 1420 a 1423, todas com motorização Mercedes-Benz. Um deles se destacava, o 1420, que possuía o chassi O-365 da marca alemã e carroceria Marcopolo Viaggio G4 950.

Ele se destacava dos demais pelo conforto que era proporcionado por seu chassi e por sua carroceria Marcopolo que dispensa comentários. Possuía 46 poltronas reclináveis, suspensão a ar, WC e som a bordo.

O 1420 foi efetivo por quase todo tempo que esteve presente na frota da empresa na linha João Pessoa X Rio Tinto – Via BR 101. Apareceu por algumas vezes nas linhas que partem da capital paraibana para Baía da Traição e Mataraca. Ele deixou a frota da empresa no início dos anos 2000.