Bela Vista: o fim está próximo?

Por Ônibus Paraibanos Imagens JC Barboza O mês de novembro começou com uma notícia o tanto o quanto esperada: quatro das cinco linhas intermunicipais da Empresa Rodoviária Bela Vista foram suspensas ...
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza

O mês de novembro começou com uma notícia o tanto o quanto esperada: quatro das cinco linhas intermunicipais da Empresa Rodoviária Bela Vista foram suspensas pelo Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba em caráter provisório e transferidas para as empresa Rio Tinto e São José.

IMG_0592

As linhas que foram suspensas e transferidas para as empresa Rio Tinto e São José foram João Pessoa X Arara via Areia; João Pessoa X Esperança Via Areia; João Pessoa X Itatuba via Ingá; João Pessoa X Massaranduba via BR-230. Para a Bela Vista só sobrou a João Pessoa X Areia via Juarez Távora/Alagoa Grande.

55077-20150808193027

Em agosto de 2015, duas linhas da Bela Vista passaram para a Rio Tinto. Foram elas: a João Pessoa X Itatuba via Ingá e a João Pessoa X Serra Redonda. Posteriormente a linha de Itatuba voltou para a Bela Vista e a João Pessoa X Alagoa Grande foi a para Rio Tinto.

IMG_0246

Apesar da empresa sempre possuir carros com a idade avançada, a Bela Vista sempre  adquiriu ônibus 0 km e mantinha um certo nível de conservação, atendendo as necessidades de seus passageiros com um serviço regular.

A crise da Bela Vista foi agravada após o roubo do principal veículo da frota, um Mascarello Roma 370 com chassi Volkswagen 18.320 EOT adquirido 0 km após dois anos sem adquirir veículos novos. Não bastasse o veículo ter sido roubado, ele foi capotado propositalmente pouco mais de um ano depois de ter sido adquirido. A partir desse momento, a empresa nunca mais foi a mesma. Vários carros foram para leilão por dívidas trabalhistas e um pegou fogo.

DSC01931

A Bela Vista chegou a adquirir alguns ônibus usados, alugou veículos da Rogetur, recentemente até chegou a adquirir um Comil Campione oriundo desta empresa, mas mesmo assim, as solicitações do DER não foram atendidas ocasionando essa medida mais dura.

Bela Vista 0915

Agora só resta esperar os seis meses dados pelo DER-PB para ver se a Bela Vista vai se recuperar ou não e ter suas linhas de volta ou não, historicamente poucas vezes isso aconteceu e se Rio Tinto e São José conseguirão trazer a qualidade exigida para as linhas da Bela Vista, já que o problema não é só a empresa, mas sim um sistema que precisa atualizado de forma que seja bom para os usuários e para as empresas.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.