Ônibus Paraibanos

O MP/PB e o Fórum de Trânsito

Por Mário Tourinho
Imagem Thiago Martins de Souza

Foi com entusiasmo que lemos a informação de que o Ministério Público do Estado da Paraíba (MP/PB), através de seu Núcleo de Políticas Públicas, está propondo e já organizando um Fórum Interinstitucional Permanente pela Preservação da Vida na Cidade de João Pessoa.

Conforme declarações do Procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira,  e como aponta o próprio título dessa iniciativa, a finalidade desse Fórum Permanente é o de contribuir para a redução dos acidentes de trânsito, consequentemente preservar a vida e a integridade física das pessoas. Para tanto, tratando-se de um Fórum Interinstitucional, aglutinará os vários órgãos direta ou indiretamente responsáveis pelas questões da mobilidade urbana, para transformá-la em mobilidade humana.

Há tempo que temos escrito sobre a falta de integração relativa aos órgãos que cuidam do trânsito e do transporte coletivo ou, mais amplamente, dos órgãos que cuidam da mobilidade urbana.

O que tem transparecido é que cada um desses órgãos “só olha pro seu próprio umbigo”. Ainda bem que Semob, DER e DETRAN, assim como o DNIT e a PRF, isoladamente atuam bem. Isoladamente!… Falta à atuação de todos esses órgãos o interesse pelo “conjunto”, pela integração de suas ações entre si. Tem faltado essa ação denominada pelo MP/PB de interinstitucionalidade.

Mas, “antes tarde do que nunca”! E como é alvissareira esta notícia de que o MP/PB está propondo e já organizando a instalação desse Fórum Interinstitucional Permanente pela Preservação da Vida na Cidade de João Pessoa, que certamente ficará mais conhecido simplesmente como o Fórum de Trânsito.

Que bom!

Compartilhe esta matéria
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.