No primeiro dia da SIPAT profissionais das empresas do Grupo A. Cândido aprendem mais sobre direção defensiva

Por Secco Consultoria de Comunicação Imagens Divulgação Estatisticamente, nos últimos anos, em João Pessoa, os acidentes envolvendo ônibus na capital paraibana, em sua quase totalidade, são causados ...
Image

Por Secco Consultoria de Comunicação
Imagens Divulgação

Estatisticamente, nos últimos anos, em João Pessoa, os acidentes envolvendo ônibus na capital paraibana, em sua quase totalidade, são causados por terceiros. Isto porque, os motoristas participam de treinamentos frequentes, os veículos estão mais modernos e com sistemas que asseguram uma melhor dirigibilidade e maior segurança e, principalmente, por que os operadores estão, cada vez mais, conscientes de que a direção defensiva é a melhor forma de se portar ao volante. Essa e outras informações foram repassadas hoje (12), pelo instrutor do Sest, Edvaldo Nascimento, durante a abertura da Semana Integrada de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2018 das empresas de ônibus de João Pessoa – Unitrans e Santa Maria – e a Transporte Rodoviário Nordestino Ltda, que integram o Grupo A. Cândido.

Lorena Dantas representou a diretoria do Grupo A. Cândido na abertura da Sipat

O início das atividades que serão desenvolvidas até a sexta-feira (14) aconteceu no auditório da Unitrans, em João Pessoa, e contou com a participação da diretora da Unitrans, Lorena Dantas, que representou a diretoria das três empresas, do coordenador do SESMT, Paulo Roberto e da coordenadora de Recursos Humanos, Isabela Maria. Na ocasião, o representante do SESMT fez um breve relato das atividades que serão desenvolvidas pela SIPAT, deu as boas-vindas aos operadores e agradeceu a parceria do Sest, do Sintur e do Sindicato dos Motoristas da Paraíba na realização da SIPAT que, este ano, é integrada por concentrar as ações das três empresas do Grupo.

“Estamos iniciando mais uma SIPAT e apesar dela acontecer apenas uma vez por ano, as atividades que desenvolvemos nestes dias são muito importantes para todos nós, portanto, aproveitem as palestras e as informações que serão repassadas, as coloquem em prática no dia a dia e participem da feira de serviços que acontecerá na sexta-feira”, disse Lorena.

Edvaldo Nascimento, do Sest, falou sobre direção preventiva

Com o slogan ‘Transportando vidas com segurança’, todas as ações da SIPAT serão realizadas na sede da Unitrans, em Água Fria. As palestras acontecerão no auditório, enquanto que a feira de serviços será realizada no pátio da empresa. Neste primeiro dia, aconteceram duas palestras sobre ‘Direção defensiva: transportando vidas com segurança’. A primeira, as 8h45 e segunda as 15h30. O mesmo tema volta a ser abordado nesta quinta-feira, também nos dois horários. À noite, a partir das 18h30, de forma simultânea, acontecerá a palestra “Influenciando ou influenciado”, direcionada ao pessoal das oficinas da Unitrans e da Santa Maria, em cada empresa.

No último dia de atividades acontecerá uma feira de serviços, das 8h30 ao meio-dia e das 14h às 17h. Essa ação conta com o apoio do SEST/SENAT que trará para a garagem da Unitrans os serviços disponibilizados a partir do projeto ‘Transportando Saúde nas cidades’, que inclui ações na área de odontologia, nutrição, fisioterapia, psicologia, esporte, corte de cabelo, distribuição de brinde, entre outros. O encerramento da programação acontecerá as 17h30, com a palestra ‘A fórmula mágica da segurança’, no auditório da Unitrans.

As palestras acontecerão no auditório da Unitrans

Na palestra desta manhã, o instrutor do Sest, abordou questões como trabalhar o estresse do trânsito, a importância de cuidar da saúde, sobre como lidar com os diversos públicos que utilizam o serviço do transporte público, com ênfase no trato de idosos e pacientes com necessidades especiais, a importância da atenção no trânsito e outras questões correlatas. “Temos que ter sempre em mente que transportamos vidas e isso aumenta a nossa responsabilidade, imensamente”, reiterou Edvaldo. O instrutor das palestras desta quinta-feira será Samir Pereira, também do Sest.