Marcopolo entrega 500 ônibus para a Asperbras, dentro do Programa de Mobilidade Escolar de Angola

Por Secco Consultoria de Comunicação Imagem Douglas de Souza Melo A Marcopolo fez a entrega de 500 ônibus do modelo Torino ao Projeto Avante, Programa de Mobilidade Escolar de Angola, desenvolvido ...
Image

Por Secco Consultoria de Comunicação
Imagem Douglas de Souza Melo

A Marcopolo fez a entrega de 500 ônibus do modelo Torino ao Projeto Avante, Programa de Mobilidade Escolar de Angola, desenvolvido pelo Ministério dos Transportes do Governo de Angola, com o apoio dos Ministérios da Educação e das Finanças. Os veículos começaram a ser entregues na segunda quinzena de maio para a Asperbras Veículos, concessionária Volkswagen em Angola, e serão utilizados no transporte de 14 mil crianças e adolescentes das 18 províncias do país.

Além da Marcopolo e Asperbras, fazem parte do Projeto Avante a MAN Latin America; a PAIT Consultoria, responsável pela implementação do programa, e a Transdata Smart, empresa que automatiza o acesso e o pagamento de passagens.

Com duas diferentes configurações, os ônibus Marcopolo Torino desenvolvidos para o programa são equipados com chassi Volkswagen 17.210 Jungle Bus e têm comprimentos totais de 10,5 e 12,6 metros. Uma das configurações dispõe de elevador para melhor atender aos usuários com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência.

Segundo Ricardo Portolan, gerente-executivo de Negócios Internacionais para a Região Oriente Médio e África da Marcopolo, Angola tem grande demanda por um transporte público escolar. “Os alunos percorrem grandes distâncias a pé para chegar à escola e com isso são altos os índices de absenteísmo e evasão escolar. Estamos felizes por participar deste projeto que responde duas das questões que mais impactam o rendimento escolar e objetiva dar mais qualidade de vida aos estudantes, implantando o conceito de mobilidade social com prioridade para a educação”.

“Somente conseguimos alcançar os objetivos propostos pela estreita parceria entre a Marcopolo, a Asperbras e todas as empresas envolvidas. Isto pode ser comprovado pelo tempo recorde na produção de protótipos para aprovação do cliente e do governo, desenvolvimento de itens especiais para atender as necessidades do projeto e a mobilização das equipes das fábricas de Caxias do Sul e do Rio de Janeiro no cumprimento dos prazos de entrega”, enfatiza Ricardo Portolan.

O Programa Avante segue todos os itens exigidos pelo protocolo internacional de transporte escolar e conta com sistema de bilhetagem eletrônica para os estudantes cadastrados pelo Projeto, georreferenciamento através de satélite, manutenção de frota, monitoramento e gerenciamento operacional. Nesta primeira fase, deverá criar mais de quatro mil empregos para controladores de frota, motoristas, monitores, técnicos e mecânicos.

 


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.