A linha 113-Mituaçu ainda existe. Mas como ela roda?

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar Imagem Paulo Rafael Viana Certamente você deve se lembrar da linha 113-Gramame/Mituaçu, da Santa Maria, e deve ter pensado que a linha fora extinta. ...
Image

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagem Paulo Rafael Viana

Certamente você deve se lembrar da linha 113-Gramame/Mituaçu, da Santa Maria, e deve ter pensado que a linha fora extinta. Não, não foi. Ela ainda existe e roda firme e forte, com um único carro.

E o que talvez você não saiba é que a linha 113 roda “disfarçada” de 103-Gramame/Engenho Velho. Sim: um dos quatro ônibus da linha 103 roda normalmente na linha, porém quando chega no ponto final, no Colinas do Sul II (o mesmo das linhas 116, 2501 e 5201), tem o validador e os letreiros alterados para 113-Gramame/Mituaçu, efetuando seis viagens (três de manhã e três à tarde).

Os passageiros que utilizam a linha sentido Mituaçu já têm conhecimento dos horários do ônibus, e de qual deles vai para lá. O escalado para fazer a linha é o carro 06045 (Torino de 2010). A unidade roda com uma placa de identificação com o nome “Mituaçu” escrita, o que ajuda os passageiros da comunidade a identificarem o ônibus quando este está fora do itinerário do 113.

A explicação para o truque

Mas aí você se pergunta: Não seria mais fácil um ônibus do 103 ir até Mituaçu? Porque tem que trocar a numeração? A explicação tem a ver justamente com a integração das linhas, que é fundamental para uma área distante como Mituaçu.

Tal manobra permite a integração entre a 113 e as demais linhas do terminal, já que em teoria, o ponto final da 113 estaria no próprio Mituaçu, e não no Colinas II. Desse modo, é permitida a integração entre o 113 e as demais linhas do ponto final do Colinas II (2501, 5201 e as variantes do 116), possibilitando aos passageiros desta área trafegarem por mais destinos.

Até então, a linha ia até o antigo Terminal de Integração do Colinas do Sul, e rodava separada. Com a desativação do terminal, a linha teve o itinerário encurtado até o ponto final do Colinas II, e daí a fusão com o 103.