Renovação da frota: Como saber o melhor momento?

Por Bgm Rodotec Imagem JC Barboza O gestor de uma frota precisa ficar atento a muitos processos gerenciais e um deles está ligado ao momento de fazer a renovação da frota. Se, por um lado, a renovação ...
Image

Por Bgm Rodotec
Imagem JC Barboza

37414063_1144295072403202_2774631388127690752_n

O gestor de uma frota precisa ficar atento a muitos processos gerenciais e um deles está ligado ao momento de fazer a renovação da frota. Se, por um lado, a renovação representa custo, por outro lado ela é necessária para atingir o melhor desempenho na transportadora. Ou seja, quando feita na hora certa, ela é um bom investimento.

Em algumas empresas, o veículo só é trocado quando passa a dar tantos problemas que a manutenção se torna cara demais. Porém, esse não é o único critério e pode nem ser a abordagem mais inteligente. Veja como encontrar o momento ideal para a renovação da frota!

Cheque o desempenho de cada veículo

Para saber quando é a hora certa de investir em renovação da frota, você precisará de dados de desempenho de cada veículo. Mantenha um controle para saber quanto combustível cada um está consumindo, as manutenções feitas, quantas vezes ele parou por problemas mecânicos etc.

Uma boa ideia nesse sentido é manter um índice de disponibilidade da frota e de cada veículo. Se esse índice estiver baixo demais, significa que seus veículos estão apresentando muitos problemas que causam a parada deles e que provavelmente é hora de fazer a renovação.

Observe o custo de manutenção

Além das horas paradas, existe um outro fator que pesa bastante aqui: o custo de comprar novas peças e pagar mão de obra para substituí-las. É óbvio que quanto mais antigo e mais rodado for o veículo, mais alto ficará o custo de manutenção.

Quando esse custo está elevado, geralmente é mais vantajoso adquirir um veículo novo. Ele terá melhor desempenho, demandará menos manutenção, será mais seguro e causará menos paradas na sua transportadora.

Fique atento ao valor de mercado para saber a hora certa de fazer renovação da frota

Esperar até que o veículo esteja totalmente deteriorado para fazer renovação da frota é um grande erro. Isso porque, nesse caso, o veículo já perdeu completamente o valor de mercado e a transportadora não conseguirá recuperar praticamente nada do que foi investido na compra dele.

A melhor abordagem aqui é trocar o veículo quanto ele ainda tem valor de mercado e pode ser vendido por um preço razoável. Assim, você consegue levantar um bom dinheiro e diminuir o capital necessário para o investimento na renovação.

Confira as novas tecnologias disponíveis

O mercado de transportes está sempre evoluindo e os fabricantes fazem esforços constantes para incorporar novas tecnologias aos veículos. Constantemente surgem novas soluções para deixá-los mais econômicos, ágeis, confortáveis, confiáveis e assim por diante.

Essas novas tecnologias proporcionam mais rendimento, segurança e outros benefícios para transportadoras e, por isso, vale a pena fazer renovação da frota para incorporar as novidades do mercado. Se os seus veículos estiverem defasados demais, você corre o risco de perder competitividade e ficar atrás da concorrência.

Pense em sustentabilidade e economia

É fato que os veículos mais novos estão cada vez mais preparados para atender aos critérios de sustentabilidade. Primeiro porque motores novos geralmente já são mais econômicos, mas também porque os fabricantes estão mais preocupados com isso agora do que no passado.

A economia de combustível, além de ser uma excelente maneira de aumentar a responsabilidade ambiental na sua empresa, também representa economia de dinheiro. Portanto, a renovação de frota pode ser vantajosa nos dois sentidos.

Leve em conta os benefícios da renovação da frota para a imagem do negócio

Por fim, você também deve pensar que os veículos e a qualidade do serviço de transporte prestado têm impacto direto na imagem da empresa. Ter veículos que param o tempo todo e causam atrasos na entrega certamente vai ter grande impacto negativo na sua transportadora.

Outro ponto é a padronização. Ter veículos semelhantes, que carregam o mesmo visual e levam a imagem da marca traz mais força para o seu negócio. Portanto, fazer renovação de frota para padronizar seus veículos também é uma boa ideia.

Como vimos, a renovação da frota é necessária para reduzir os custos da frota, ficar mais sustentável, melhorar o desempenho e garantir competitividade para a sua transportadora. A estratégia mais inteligente é revender os veículos usados enquanto eles ainda têm um bom valor de mercado e trabalhar com dados para verificar quando a renovação de frota é mais vantajosa que a manutenção.