Ônibus Paraibanos

Ônibus são o meio de transporte com menor número de mortes no trânsito

Por Paraíba.com.br
Imagem Fábio Gonçalves

WhatsApp Image 2018-07-21 at 01.10.53(1)

Nesta quarta-feira, 25, é comemorado o Dia do Motorista. Somente em João Pessoa, 180 mil passageiros por dia dependem dos 1.200 motoristas de ônibus que são responsáveis pelo nosso transporte público. É uma atividade que não para: são 3.800 viagens em 24h e sete dias por semana. Toda a operação é detalhadamente planejada para atender da melhor forma possível a população. Recentemente, um importante dado do Ministério da Saúde apontou os ônibus como o meio de deslocamento mais seguro, quando se trata dos índices de mortes no trânsito.

Para Isaac Junior Moreira, diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP), o que garante esse resultado é a qualificação profissional. “Para exercer a profissão o motorista de ônibus precisou fazer uma capacitação para transporte coletivo de passageiros, passou por teste prático, avaliação psicológica e exames toxicológicos. É um trabalho que exige dedicação, uma CNH específica e cursos constantes de reciclagem, ou seja, ele precisou se preparar para a função”, afirma.

Como sindicato do setor, o Sintur-JP preparou uma forte campanha publicitária, criada pela Sin Comunicação, que vai ao ar dia 25/7, destacando justamente a importância da segurança oferecida no transporte público. E não é somente esse aspecto que faz a diferença. Apesar de não ser um trabalho fácil, afinal cada motorista de ônibus roda até 140 km por dia, ele acaba sendo um personagem importante no dia a dia da cidade e na vida dos usuários.

“Trabalho como motorista de ônibus há nove anos, e por levar as mesmas pessoas, todos os dias, a gente acaba criando um vínculo com elas. A linha que rodo mais dias durante a semana é a 402 (Torre). Muitos idosos andam nela, então acabo tendo uma atenção especial com eles. Às vezes paro fora de parada, preciso esperar um tempinho a mais para eles subirem ou descerem, ajudo com bolsas e sacolas. E por quererem retribuir essa atenção, eu ganho muita coisa no dia a dia. Em datas especiais, como Dia do Motorista, por exemplo, já ganhei toalha e garrafa personalizada. Sei que para meu trabalho é importante me relacionar bem com os passageiros, por isso procuro agradar e ser simpático com todos”, comenta Vandemberg Pessoa, colaborador da empresa Reunidas.

Compartilhe esta matéria
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.