Pesquisa aponta transporte público de Campina Grande como o melhor do Brasil

Por Portal Correio Imagem JC Barboza A cidade de Campina Grande teve seu transporte público classificado como o melhor do Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada nessa quinta-feira (12) pela ...
Image

Por Portal Correio
Imagem JC Barboza

IMG_3864

A cidade de Campina Grande teve seu transporte público classificado como o melhor do Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada nessa quinta-feira (12) pela empresa Expert Market. Ao todo, foram analisadas 74 cidades de 16 países diferentes e a Rainha da Borborema ficou em 29º lugar, atrás de cidades francesas, italianas, mexicanas, entre outras. Confira aqui a lista.

Por outro lado, Campina Grande desbancou cidades de primeiro mundo como Lisboa, Madri, Roma, Vancouver, Hamburgo, entre outras. A primeira cidade brasileira a aparecer depois de Campina Grande foi Santos e Baixada Santista, que ficou na 56ª colocação geral.

O Brasil ainda tem municípios nos últimos lugares da lista, a exemplo do Rio de Janeiro, que está na última posição, e São Paulo, na antepenúltima. Entre as duas, está Bogotá, na Colômbia.

IMG_3823

A empresa Expert Market explicou que utilizou como metodologia o Índice de Transporte Público do Moovit. Foram analisadas cidades com população acima dos 300 mil. Dentre os critérios usados estavam o tempo médio gasto com deslocamento diário; tempo médio de espera por um ônibus ou trem a cada dia; distância média de viagem; a porcentagem de passageiros que fazem pelo menos uma alteração como parte de uma única jornada;  dados do Índice de Custo de Vida Numbeo para calcular o custo médio de um cartão de viagem mensal como porcentagem do salário mensal; entre outras.