Sim, o sistema intermunicipal urbano da Grande João Pessoa foi licitado

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagens Fábio Gonçalves / Thiago Martins de Souza / Gilberto da Costa Junior

51139

A tão prometida licitação das linhas de Bayeux saiu. E não apenas para Bayeux; as linhas de Santa Rita, Conde e Cabedelo também foram licitadas.

Isso explica grande parte das mudanças que têm sido vistas ultimamente, principalmente na Transnacional, que assumiu as linhas de Cabedelo, e agora também deve assumir as do Conde, substituindo a Santa Maria.

53003 2

O já existente Consórcio Metropolitano agora assume as linhas de Bayeux já amparada pela licitação. O mesmo também deve ficar responsável por Santa Rita. Na prática, fica como esteve: as linhas de Bayeux seguem operadas pelas empresas do Consórcio Metropolitano – Reunidas, SIM, Santa Maria e Das Graças -, e as de Santa Rita, sozinhas com a SIM.

img-20180503-wa01131960772594.jpg

O Consórcio Metropolitano arrematou o lote 1, cujo valor do contrato foi estipulado em R$ 179.114.100,00.

img-20180423-wa00351418943417.jpg

Já a Transnacional garantiu as linhas de Cabedelo e do Conde, o lote 2, cujo valor do contrato foi estipulado em R$ 149.044.146,00.

WhatsApp Image 2018-06-09 at 21.54.26

Os contratos passam a valer por um prazo de 10 anos.

Nova concessão, novos números de ordem

O Consórcio Metropolitano passou a adotar um novo padrão de numeração, recebendo o código 56 – sim, o código que era da extinta Almeida. Os carros da Santa Rita e da Reunidas passarão a rodar com o código, sendo a primeira com o padrão de quatro dígitos, ponto no meio, e a segunda, numeração fixa de cinco dígitos. A SIM vai renumerar a frota de 56.01 até no mínimo 56.49, enquanto a Reunidas numerará a frota de 56050 para cima.

WhatsApp Image 2018-06-20 at 10.37.02

Já a Transnacional se adequou bem antes. Toda sua frota foi numerada de 51XXX para cima, e logo os carros que rodam ainda como Santa Maria do Conde também serão reprefixados, só que nesse padrão.

As mudanças estão entrando em vigor ao longo dos próximos meses.

Cada lote, um app diferente

As linhas metropolitanas possuem monitoramento via GPS, e as previsões de chegada podem ser vistas em dois aplicativos.

As previsões do Consórcio Metropolitano são acompanhadas pelo CittaMobi.

As da Transnacional são acompanhadas pelo JampaBus – o mesmo usado nas linhas municipais de João Pessoa.

Em comum, todos possuem a mesma bilhetagem eletrônica e integração metropolitana com as linhas de João Pessoa.

1 comentário em “Sim, o sistema intermunicipal urbano da Grande João Pessoa foi licitado”

  1. Só Faltou Um Reforço Ou Ajuda A SIM Pois População De Santa Rita Pede Isso Á Anos e Pelo O Jeito Por Mais Dez Anos No Mínimo…
    Pois A Demanda De Passageiros Só Aumenta A Cada Dia e Ela Só Ñ Dá Conta. Ônibus Até Novos e Semi Porém Poucos Pra Atende Tds.. Até Quando Senhores Que Poderiam Resolver Isso?….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental