Mais um Viale na Marcos da Silva

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar Imagens Jefferson José A Marcos da Silva incorporou à sua frota o seu sexto Viale. É o carro 09125, encarroçado no chassi OF-1722M da Mercedes-Benz. A ...
Image

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagens Jefferson José

WhatsApp Image 2018-06-20 at 18.32.08(1)

A Marcos da Silva incorporou à sua frota o seu sexto Viale. É o carro 09125, encarroçado no chassi OF-1722M da Mercedes-Benz.

A unidade foi fabricada e entregue no segundo semestre de 2011. Era o antigo 10154 da extinta São José de Ribamar, que operava no sistema municipal de Fortaleza, tendo sido uma de suas últimas compras de sua existência. Ficou famoso na cidade por ter chegado na empresa com o emblema do Torino acima do motorista, em vez do emblema do Viale, erro corrigido antes do carro começar a rodar. Não durou menos de quatro meses na empresa, que saiu do sistema em 2012.

Com a saída da São José de Ribamar do sistema fortalezense, o carro foi vendido para a Via Metro, onde foi o 0211133. Lá teve o escape externo retirado, passado para abaixo do balanço traseiro. Foi desativado no mês passado e transferido agora para a Marcos da Silva, onde torna-se o sexto Viale da empresa – que já possuía as 5 unidades oriundas da Galo Branco que rodaram na Metro.

A unidade possui três portas – primeiro Viale 4X2 nessa configuração de portas no sistema pessoense, visto os demais serem trucados e articulados -, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes da marca Ortobras. Possui ainda um letreiro Mobitec de cor âmbar, já semelhante aos Viales que ela já tinha, com a diferença do letreiro ser apenas este e não possuir outros. É ainda o primeiro ônibus do sistema pessoense a possuir duas vagas para cadeirante – não para menos, está escalado na linha 516-Bairro dos Estados/via Asper, que passa em frente à Funad.

WhatsApp Image 2018-06-20 at 18.32.07

Esta é a sétima aquisição da Marcos da Silva em 2018. A empresa já adquiriu neste ano dois Apache Vip II – sendo um deles Scania F230 -, um Torino e os três primeiros Mascarello do sistema pessoense – três Gran Via Midi que, assim como este Viale, também eram oriundos da Via Metro e adquiridos desta de empresas desligadas do sistema de Fortaleza. Deste modo, a Marcos da Silva retira mais uma unidade de 2008 de circulação, e se prepara para em menos de um ano ter toda a sua frota com letreiros eletrônicos e acessibilidade, com elevadores para cadeirantes.