Nova geração de híbridos da BAE Systems

Por Revista AutoBus Imagem Divulgação Referência mundial na produção de sistemas híbridos de tração para ônibus urbanos, a BAE Systems apresentou recentemente a nova geração de sua tecnologia E-Series ...
Image

Por Revista AutoBus
Imagem Divulgação

POC Matt Freeman

Referência mundial na produção de sistemas híbridos de tração para ônibus urbanos, a BAE Systems apresentou recentemente a nova geração de sua tecnologia E-Series em conjunto com a montadora Alexander Dennis (ADL) em 39 novos ônibus com dois pavimentos, modelo Enviro400H, para a operadora Go-Ahead de Londres (Inglaterra).

Seu sistema híbrido utiliza o conceito de série, com o motor a diesel Euro VI trabalhando apenas como gerador de energia para o propulsor elétrico, esse responsável pela tração do veículo. A novidade em sua tecnologia é que ela não mais utiliza a bateria de lítio ou outro componente químico, e sim ultracapacitores para armazenar a energia, o que, segundo a BAE Systems, aumenta a vida útil do sistema e reduz o custo operacional. O desempenho do veículo não muda em relação ao modelo anterior, permitindo uma redução de 37% nas emissões poluentes em comparação com os ônibus a diesel Euro VI.

A fabricante informa que as vantagens para os passageiros continuarão, pois os mesmos desfrutam de aceleração e frenagens suaves e o ambiente urbano se beneficiará pelo sistema Stop and Go, que desliga o motor a diesel quando o veículo está em uma velocidade mais baixa ou parado em pontos ou terminais.

Segundo a direção da Go-Ahead, o sistema híbrido da BAE é muito confiável, fato que contribui com a promoção de um ar mais limpo na capital inglesa.

A parceria ADL e BAE Systems já colocou em operação mais de 1.300 ônibus em Londres e outras cidades do Reino Unido desde 2008.