Entendendo as integracionais da Marcos da Silva – I001 e I007

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar Imagens Rodrigo Gomes / Paulo Rafael Viana São duas as linhas integracionais da Marcos da Silva e estas passam nos mesmos terminais. São elas a ...
Image

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagens Rodrigo Gomes / Paulo Rafael Viana

Bassa 848

São duas as linhas integracionais da Marcos da Silva e estas passam nos mesmos terminais. São elas a I001-Estação Ciência e I007-Jacarapé/Penha. Para você não errar quando for utilizar alguma destas linhas, preparamos um guia onde você vai entender melhor o itinerário delas.

A primeira linha é objetiva e cumpre função específica; a de ser uma ponte. Já a outra é uma integracional de fato e em algumas comunidades, é a única a atender a elas.

A ponte

A linha I001 roda de modo mais efetivo desde 2014. Foi criada “de emergência”; por conta da interdição do acesso da Estação Ciência (devido aos problemas com a Falésia do Cabo Branco), a linha 507-Cabo Branco, cujo terminal até então ficava justamente na área interditada, se viu impedida de passar na Estação Ciência.

Sem poder subir, a linha mudou de terminal várias vezes até o atual, na Edivaldo Bezerra Cavalcanti Pinho – que fica por trás da Fundação Casa de José Américo. Para não deixar os passageiros que desejam ir à Estação Ciência na mão, a solução encontrada por Semob e Marcos da Silva foi criar uma linha integracional. Daí surgiu a I001-Altiplano/Estação Ciência.

É a única linha a passar pelo referido ponto turístico, e o itinerário dela é o mais objetivo possível: sai do Terminal do Altiplano e vai até o Terminal da Penha.

Deste modo, quem estiver no Centro e quiser ir até a Estação Ciência, vai ter que pegar as linhas que param nesses terminais, e ir até o local.

A linha possui um único carro. Faz 17 viagens de segunda à sábado, e 13 aos domingos.

A integradora

Assim como a I001, a linha I007-Jacarapé/Penha também parte do Terminal do Altiplano em direção ao Terminal da Penha, mas com uma diferença; seu itinerário é muito mais longo do que o feito pelo I001, e não passa na Estação Ciência.

A linha segue quase o mesmo itinerário da linha 508-Penha do Altiplano até a Penha (passando por Jacarapé), mas com algumas diferenças; a primeira delas é uma espécie de atalho na altura do Jampa Ville, para atender a uma parte do Cidade Recreio, e daí vai para a Penha – a 508 segue para Jacarapé primeiro, Penha depois.

Saindo da Penha, a linha atende a Jacarapé, além de passar em frente ao Centro de Convenções e atende a comunidade de Jacarapé percorrendo toda a PB-008 até um girador, onde dá a volta e atende a uma vila de pescadores na Praia de Jacarapé, dando a volta de novo e daí retornando a PB-008, onde segue pela Hilton Souto Maior.

A I007 ainda vai mais além e passa no Mangabeira Shopping nos dois sentidos, fazendo a conversão de retorno no Trevo das Mangabeiras – para isso, passa por uma pequena parte do Jardim Cidade Universitária, daí dando a volta e subindo pela Av. Antônio Mariz até o Terminal do Altiplano.

DSC05380

Para resumir melhor a lógica das linhas I007 e 508, lembre-se da sequência de bairros do trajeto das duas para não se confundir:

  • I007: Altiplano, Penha, Jacarapé, Mangabeira Shopping, Altiplano
  • 508 (após sair da Epitácio): Altiplano, Jacarapé, Penha (terminal), Mangabeira Shopping, Altiplano (vai para a Epitácio após).

Assim como a linha I001, a linha I007 também possui um único ônibus. Devido ao itinerário extenso, o número de viagens é menor; faz apenas 8 viagens nos dias úteis e 9 aos sábados. Não opera aos domingos; quem assume o itinerário nesse dia é uma variante operacional da 507 – já que a 508 também não atende nos domingos – que atende em determinados horários.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.