Conhecendo as linhas do Bessa

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar Imagens JC Barboza / Thiago Martins de Souza / Paulo Rafael Viana Nesta matéria você vai entender melhor as linhas do Bessa e as diferenças entre as ...
Image

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagens JC Barboza / Thiago Martins de Souza / Paulo Rafael Viana

IMG_0154

Nesta matéria você vai entender melhor as linhas do Bessa e as diferenças entre as linhas 513, 601 e 603.

Desde o início deste mês a maior parte do bairro passou a ser área da Reunidas, depois que a empresa assumiu a linha 601-Bessa, a última do Terminal de Integração do Bessa que ainda pertencia à Transnacional.

Situado na Av. Presidente Washington Luís, o Terminal de Integração do Bessa é o ponto final das linhas 513, 601 e 603, todas da Reunidas. Se caracteriza como tal pelo fato das linhas 5103 e 5104, da divisão metropolitana da empresa, também terem o seu ponto final lá. Desde a inauguração do Terminal do Bessa, as linhas de Cabedelo, que até então passavam no Centro, foram encurtadas até esse local, permitindo aos passageiros das linhas municipais integrarem fisicamente com as intermunicipais.

Agora vamos entender melhor as três linhas do bairro do Bessa:

513-Bessa/Epitácio e 601-Bessa/Manaíra Shopping: vão pela Praia do Bessa

Mais antiga linha do bairro, operante desde janeiro de 1989, a linha 601-Bessa é a linha responsável por atender a área da Praia do Bessa via corredor Tancredo Neves. Já a linha 513-Tambaú/Bessa opera o mesmo itinerário dentro do Bessa, porém via Epitácio Pessoa. Para tal, a linha 513 segue o mesmo itinerário feito pela linha 510 em Tambaú, razão pela qual anteriormente a linha era nomeada “Tambaú/Bessa”.

Dentro do bairro o itinerário dessas duas linhas é todo binário, porém passando nas vias mais próximas da praia.

IMG_3718

No sentido Centro as duas linhas passam pelas avenidas Afonso Pena, Hortêncio Osterne Carneiro, José Simões de Araújo, Severino Nicolau de Melo (apenas 601, linha 513 usa a paralela, a avenida Sebastião Interaminense) e Fernando Luís Henrique. Já no sentido bairro passam pelas avenidas Argemiro de Figueiredo, Afonso Pena e Artur Monteiro de Paiva.

A linha T010, o tetéu que parte do Terminal do Bessa e que circula apenas aos sábados e domingos, faz o mesmo trajeto da 601. Esta linha ainda é operada pela Transnacional.

A linha 513 opera com 6 ônibus fazendo 50 viagens de segunda a sexta, 5 ônibus fazendo 42 viagens aos sábados e 4 ônibus fazendo 36 viagens aos domingos.

DSC05364

A linha 601 opera com 7 ônibus fazendo 66 viagens de segunda a sexta, 6 ônibus fazendo 61 viagens aos sábados e 5 ônibus fazendo 45 viagens aos domingos.

603-Bessa/Shopping via Condomínio Lucy: vai por dentro do Bessa

Com o crescimento do Bessa em direção à BR-230, houve a necessidade de criar um novo roteiro que passasse nessa área. Por isso, em 1999, surge a linha 603-Bessa/Shopping via Condomínio Lucy.

A diferença dessa linha para o 601, como dito, está pelo fato da linha fazer o seu itinerário na parte mais a oeste do Bessa, dentro do bairro. Diferente da linha 601, o itinerário da linha 603 dentro do Bessa não é binário; ele vai usar as mesmas vias para ir e voltar.

DSC05418

O itinerário da linha 603 dentro do Bessa é feito pelas vias Ivanice da Câmara, Miriam Rabelo Barreto, Bacharel José de Oliveira Curchatuz, Dr. Francisco de Assis Câmara Dantas, Gildemar Pereira de Macedo, parte da Campos Sales e Tertuliano de Castro. A linha chega no Terminal do Bessa pelo lado oposto ao do 601.

A linha atende a locais de referência como os dois Parques Parahyba e a Praça do Caju. É uma área de elevada concentração residencial, o que explica a alta demanda da linha.

A linha 603 opera com 5 ônibus fazendo 50 viagens de segunda a sábado, e 3 ônibus fazendo 36 viagens aos domingos.

Ainda tem a 510-Tambaú, que não é do mesmo terminal, mas passa em grande parte do Bessa

Cabe lembrar ainda que a linha 510-Tambaú/Val Paraíso passa por metade da praia do Bessa. Faz o mesmo itinerário da linha 513 até entrar na Severino Nicolau de Melo, de onde vai para a José de Oliveira Curchatuz mencionada no itinerário do 603, daí para seu terminal, que fica no Condomínio Val Paraíso, também no bairro do Bessa.

Esta linha opera com 8 ônibus fazendo 65 viagens de segunda à sexta, 7 ônibus operando 56 viagens aos sábados e 6 ônibus operando 50 viagens aos domingos. É a única da área que ainda pertence à Transnacional, visto que as linhas do mesmo terminal, 521-Val Paraíso/Manaíra/Bessa e 600-Val Paraíso, são operadas pela Reunidas.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.