Irizar apresenta seu primeiro caminhão elétrico

Por Estadão
Imagem Divulgação

1526057539_143342_1526059039_noticia_normal_recorte1-1024x672

Ao inaugurar uma fábrica em Aduna, na Espanha, exclusiva para a produção de produtos focados na eletromobilidade, a fabricante de ônibus Irizar, apresentou o ie Truck, seu primeiro caminhão 100% elétrico.

O protótipo, com capacidade para 18 toneladas de peso bruto total (PBT), incialmente foi desenvolvido para cumprir tarefas urbanas, especialmente na coleta de resíduos, mas deverá se adaptar a outras necessidades de transporte de carga.

A empresa não revelou especificações técnicas, apenas que o sistema de armazenamento e a eletrônica embarcada são provenientes sos ônibus da companhia. O modelo terá ainda um pantógrafo que permite a recarga diretamente pela rede elétrica, a exemplo dos trólebus.

De acordo com a imprensa especializada local, a fabricante aproveitou a experiência adquirida com os ônibus elétricos – são mais de 150 em circulação da marca – para construir o ie Truck “com o mesmo motor e baterias usados nos ônibus”, conta Hector Olabe, diretor geral da Irizar e-mobility, para o El País.

Claramente inspirado nas carrocerias de ônibus, a cabine tem capacidade para quatro pessoas, amplo para-brisa e apenas um degrau, o que o transforma “no caminhão com a menor altura de acesso do mercado, além de permitir instalar todo o tipo de implemento sem necessidade de adaptações no chassi”, afirma Olabe.

A Irizar prefere não determinar uma data para o início das vendas do ie Truck, apenas adianta que desde 2011 desenvolve projetos de veículos híbridos e elétricos, campo de trabalho que agora passa a ser concentrado na nova fábrica de Aduna, unidade que nasce com capacidade para 1.000 veículos por ano e de um investimento de € 75 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental