Você sabia? Linhas 509 e 512 funcionam como circular inversa nos bairros

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar Imagens Paulo Rafael Viana Da Epitácio até o Centro, as linhas 509-João Agripino e 512-Bairro São José funcionam como radiais comuns, ou seja, que usam ...
Image

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagens Paulo Rafael Viana

DSC05395

Da Epitácio até o Centro, as linhas 509-João Agripino e 512-Bairro São José funcionam como radiais comuns, ou seja, que usam o mesmo corredor para ir do Centro para o terminal e vice-versa. Porém, quem não é habituado a usar essas linhas talvez não saiba que dentro dos bairros do João Agripino, Jardim Luna, Brisamar e Bairro São José, essas linhas funcionam em conjunto, como circular inversa.

Vamos explicar: tomamos como exemplo as linhas 2514 e 5206. Essas linhas possuem o mesmo terminal, em Mangabeira IV. Porém, elas usam os mesmos sentidos na Josefa Taveira para se dirigirem ao ponto final. A diferença estará no resto do percurso: a 2514 vai para o Centro via 2 de Fevereiro e volta para Mangabeira pela Epitácio, enquanto o 5206 faz o oposto. Nesse caso, eles se caracterizam como circulares nos corredores, como praticamente todas as linhas com essa característica na cidade.

Porém as linhas 509 e 512, da Marcos da Silva, funcionam da maneira inversa. Elas usam o mesmo corredor, no caso o da Epitácio Pessoa, para irem ao Centro de João Pessoa e na volta para o terminal, que aliás é um só para ambas, situado na Rua Valda Cruz Cordeiro, na divisa dos bairros João Agripino e São José. Porém o que vai caracterizar as linhas como circular inversa é seu itinerário dentro dos bairros.

Esse esquema funciona desde o final dos anos 1990. Antes disso cada linha passava ida e volta em seu bairro, como uma radial qualquer na cidade. Para esclarecer qualquer dúvida de uma vez por todas, entenda essa diferença:

509-João Agripino

Ao sair da Epitácio Pessoa, os ônibus da linha 509-João Agripino passam primeiro no bairro do João Agripino, daí para o terminal, de onde iniciam o percurso seguindo para o Bairro São José.

512-Bairro São José

Ao sair da Epitácio Pessoa, os ônibus da linha 512-Bairro São José passam primeiro no Bairro São José, daí para o terminal, de onde iniciam o percurso seguindo para o João Agripino.

Lógica rápida

Está no Centro ou na Epitácio e vai para o João Agripino, Jardim Luna ou Brisamar? Pegue o 509-João Agripino. Para voltar ao mesmo ponto de onde você partiu, você deve ir para a parada oposta e pegar o 512-Bairro São José.

Está no Centro ou na Epitácio e vai para o Bairro São José? Pegue o 512-Bairro São José. Para voltar ao mesmo ponto de onde você partiu, você deve ir para a parada oposta e pegar o 509-João Agripino.

Ou seja, o 509 vai para o João Agripino e volta pelo Bairro São José, enquanto o 512 faz o itinerário oposto. Porém ambas na ida e volta, passam na Epitácio Pessoa.

DSC05385

As linhas 509 e 512 são operadas pela Marcos da Silva e possuem dois ônibus cada uma de segunda a sábado, operando apenas um veículo aos domingos. A linha 509 faz 23 viagens de segunda a sexta, 19 aos sábados e 14 aos domingos. Já o 512 faz 22 viagens de segunda a sexta, 18 aos sábados e 14 aos domingos.