Uma parte da história contada em fotos: Incasel da Wilson

Por Ônibus Paraibanos – Thiago Martins de Souza
Imagem Acervo histórico Paraíba Bus Team

100_1420

Nos anos 80, grande parte da frota de ônibus da grande João Pessoa era composta por Caio (grande parte justificada pela fábrica da Caio Norte em Pernambuco), e Mercedes-Benz monoblocos, apesar disso, algumas empresas variavam um pouco e em 1983 a Empresa Nossa Senhora das Neves, que futuramente se tornaria Transnacional, adquiriu quatro exemplares da encarroçadora Gaúcha Incasel modelo Cisne. Alguns anos depois, um desses exemplares viria parar na empresa Wilson, onde recebeu o prefixo 5515, rodando até o final da década de 90, onde foi substituído por um Urbanuss Scania F94 0km. Até hoje este exemplar continua em circulação pelo interior da Paraíba, e vez ou outra é visto, na região do brejo por Guarabira e cidades vizinhas.

A INCASEL:

A Incasel (Indústria de Carrocerias Serrana Ltda.), era uma empresa cuja expertise se estendia ao domínio da tecnologia de fabricação de carrocerias para ônibus. Com planta industrial situada na cidade de Erechim, região serrana do Rio Grande do Sul, de sua linha de produção saiu no decorrer dos anos ônibus que marcaram época e foi no seu tempo, grande sucesso de mercado. Afinal, quem acompanha o assunto e é entusiasta com relativo conhecimento, relembra com nostalgia dos modelos Alvorada, Itamarati, Delta, RT, Cisne, Minuano, entre outros.

One Reply to “Uma parte da história contada em fotos: Incasel da Wilson”

  1. Erickson Martins Nunes disse:

    Esse mesmo incasel, chegou a receber, em meados de 1998,a pintura amarela em dois tons, juntamente com um caio amelia, o 5508, que rodou ate o inicio de 2001 e, por incrivel que pareça,um marcopolo sanremo, o 5501. esses são os unicos carros com ano abaixo de 1988 a receberem essa pintura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.