As seis vidas de um Torino

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagem Guilherme Martins

WhatsApp Image 2018-05-04 at 15.45.53

A Unitrans colocou em circulação desde a metade do mês passado este Marcopolo Torino encarroçado no chassi OF-1418 da Mercedes-Benz. É o 07083 da Transnacional.

O veículo foi fabricado em 2008, modelo 2009, e substitui um Viale também de 2008. A característica de provisório começa já de vista: apesar do carro ser da Transnacional, as pinturas dianteira e traseira ainda são da Reunidas.

O emprego anterior do veículo foi justamente na Reunidas. Lá era o 08120 e rodava nas linhas internas de Cabedelo. Foi baixado de lá não apenas pela idade, mas para que toda a frota metropolitana da Reunidas contasse com elevador para cadeirantes, o que não era o caso deste ônibus.

E o veículo já tem uma longa história: antes de ser adquirido pelo Grupo A.Cândido, foi adquirido zero quilômetro pela Viação Salineira, da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, onde foi o RJ 111.076. Depois foi remanejado para a empresa São Pedro, que faz linhas municipais em São Pedro da Aldeia-RJ e pertence ao mesmo grupo da Salineira, onde foi o 115.

Já na Paraíba, foi adquirido em meados de 2010, pela Transnacional de Campina Grande, onde foi o 0729. Durou até 2012, quando foi trocado no Torino de 2009 que fora o ex-0709 de João Pessoa (para onde retornou como 0737).

Daí, foi para a TBS, onde foi o 05176. Lá, teve a porta do meio retirada e a bancada substituída, onde rodou como semirodoviário em fretamentos de Pernambuco.

Daí aconteceu o improvável: retornou ao transporte coletivo, já como o 08120 da Reunidas. Para tal função, foi praticamente reconstruído: a porta do meio foi reimplantada e a bancada substituída pela terceira vez, dessa vez por uma de plástico.

Agora, é o 07083 da Unitrans, um Transnacional com cara de Reunidas.

A unidade pode ser vista em algumas linhas sem cobrador da Unitrans, sendo que há alguns dias está no I006-Anatólia, substituindo o 07087, escalado também para a reserva das linhas que operam apenas com o motorista.

1 comentário em “As seis vidas de um Torino”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental