“Ela voltou, a TTT voltou novamente”

Por Ônibus Paraibanos
Imagem JC Barboza

IMG_1524

Ela voltou, sim a TTT, voltou. Nesta quarta-feira. a ANTT publicou em seu site as linhas que lhe foram cassadas em maio de 2016 e com isso, uma das principais operadoras da regiões norte, nordeste e centro-oeste do país volta a operar as linhas que lhe foram cassadas a quase dois anos.

Em uma semana, as primeiras linhas voltam a serem operadas pela TTT e gradualmente a empresa volta a operar as antigas linhas em sua totalidade.

As primeiras linhas que voltam a ser operadas pela Transbrasiliana em 25/04 são as seguintes:

  • Goiânia(GO) X Marabá(PA)
  • Goiânia (GO) X Redenção(PA)
  • Goiânia(GO) X Xinguara(PA)
  • Marabá(PA) X Goiânia(GO)
  • Dianópolis (TO)  X Goiânia(GO)
  • Goiânia (GO) X Conceição do Araguaia (PA)
  • Goiânia (GO) X Araguaína (TO)
  • Dianópolis (TO) X Goiânia (GO)
  • Goiânia (GO) X Guaraí (TO)
  • Goiânia (GO) X Gurupi (TO)
  • Goiânia (GO) X Paraíso do Tocantins (TO)
  • Marabá (PA) X Araguaína (TO)
  • Teresina (PI) X Brasília(DF)
  • Brasília (DF) X Teresina (PI)
  • Araguaína (TO) X Marabá (PA)
  • Goiânia (GO) X Araguaína (TO)

As empresas Guanabara, Progresso, Satélite Norte, Ouro e Prata, Real Expresso e Rápido Federal estavam operando linhas da Transbrasiliana após autorização pela Portaria Nº 181. Ainda não se sabe se essas empresas continuarão na operação das linhas juntamente com a Transbrasiliana.

Entenda o caso

A cassação da TTT foi divulgada no Diário Oficial da União de 20/05, tendo sido a Resolução Nº 5.100 datada de 16 de maio de 2016. A ANTT já havia exposto antes que iria tomar medidas extremas como essa após abrir procedimento administrativo contra ela e a Rápido Marajó, do mesmo grupo. 29 linhas passaram a ser operadas por outras empresas a partir do início de maio de 2016, conforme determinação da Portaria Nº 181 da agência reguladora. Com isso, as seis empresas que até então operavam as linhas em caráter provisório puderam fazê-las, na prática, em caráter permanente.

Abaixo, segue o texto da Resolução Nº 5.100, de 16 de maio de 2016:

Resolução nº 5100 – de 16/05/2016

Aplica a pena de cassação dos serviços operados pela Transbrasiliana Transportes e Turismo Ltda.

A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, fundamentada no Voto DSL – 094, de 12 de maio de 2016, e no que consta do Processo nº 50500.005807/2006-70 e apensos, RESOLVE:

Art. 1º Aplicar a pena de cassação dos serviços operados pela Transbrasiliana Transportes e Turismo Ltda., CNPJ n° 01.016.989/0001-94, em conformidade com os Arts. 78-A e 78-H da Lei n° 10.233, de 05/06/2001, e com as Resoluções ANTT nº 2868/2008 e nº 2869/2008.

Art. 2º Determinar à Superintendência de Serviços de Transporte de Passageiros – SUPAS que comunique à Transbrasiliana Transportes e Turismo Ltda.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

JORGE BASTOS
Diretor-Geral

No início de abril de 2016, a Transbrasiliana pediu recuperação judicial, junto a outras empresas do Grupo Odilon Santos, com o objetivo de manter a prestação de serviços e assim, evitar a falência. A empresa já vinha enfrentando dificuldades, com falta de regularidade dos horários, conservação da frota, culminando com problemas trabalhistas; a empresa já estava atrasando os salários dos motoristas, tendo entrado várias vezes em greve.

A Transbrasiliana chegou a transferir linhas para a Marajó e Araguarina, porém problemas entre a TTT e a Araguarina levaram ao cancelamento da transferência das linhas entre elas. As linhas que foram para a Marajó com ela continuaram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental