Usuários de ônibus vão passar por biometria facial no São João de Campina Grande

Por G1 Paraíba
Imagem JC Barboza

IMG_4598

O São João 2018 de Campina Grande vai contar com um sistema de biometria facial em toda a frota do transporte coletivo da cidade, que totaliza 220 ônibus. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (5), durante o lançamento da programação da 35ª edição d’O Maior São João do Mundo, pelo prefeito Romero Rodrigues. Ele afirmou que essa medida pretende oferecer um reforço à segurança do evento.

De acordo com Romero Rodrigues, ficou definido que todos os ônibus do transporte coletivo da cidade estejam com os aparatos para fazer a biometria facial dos usuários até junho, início da festa. O Terminal de Integração também vai contar com a nova tecnologia em função do volume de pessoas.

O gerente de transportes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), Henrique Castro, explicou que o sistema de biometria facial capta cerca de cinco fotos no momento em que o usuário do transporte público entra no ônibus para fazer o reconhecimento. A partir de um cadastro feito junto ao Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros por Ônibus de Campina Grande (Sitrans) com informações pessoais, o passageiro é identificado.

Henrique Castro informou ainda que desde agosto do ano passado que esse sistema vem sendo implementado em Campina Grande e que atualmente ele está funcionando, de forma experimental, em 40 ônibus da linha vermelha. Segundo ele, a biometria facial ajuda a evitar fraudes e colabora com a segurança nos transportes ao identificar as pessoas que entram no veículo, apesar de o sistema ser voltado apenas para deficientes físicos e estudantes que possuam o cartão de passagem, o Vale Bus Card.

“O objetivo desse sistema é a redução de fraude porque verifica se o passageiro é ou não é cadastrado e também a questão da segurança, porque a partir do momento que o usuário entra, se ele for praticar um assalto, por exemplo, a imagem que é captada vai ajudar na identificação”, pontuou o gerente de transportes, Henrique Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental