Planalto Transportes 70 anos de espírito empreendedor

Por Juntos a Bordo Imagens Divulgação / JC Barboza Quando falamos de Rio Grande do Sul, logo lembramos de figuras e personagens que ajudaram a construir este estado. Em matéria de transporte, por ...
Image

Por Juntos a Bordo
Imagens Divulgação / JC Barboza

AB-02-ANIVERSARIO-PLANALTO-BLOG

Quando falamos de Rio Grande do Sul, logo lembramos de figuras e personagens que ajudaram a construir este estado. Em matéria de transporte, por exemplo, o nome Planalto é referência. Criada em 02 de novembro de 1948, a Planalto já transportou diferentes gerações.

O Grupo JMT leva o nome de seu fundador, José Moacyr Teixeira, gaúcho impetuoso e de espírito empreendedor que, junto com sua esposa, Dona Norma, construiu um dos maiores conglomerados do Sul do Brasil. Atualmente o Grupo JMT controla 6 unidades de negócio, incluindo a Planalto Passageiros.

IMG_2570

Sua primeira atividade empresarial foi uma olaria, em 1938. Em 1942, junto com Dona Norma Helga Teixeira, passou a trabalhar com o comércio de secos e molhados. Em agosto de 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, e apesar das dificuldades para obter combustível, comprou um ônibus e iniciou-se no ramo de transportes. Tinha 30 anos de idade. Apesar do único veículo, a empresa operava duas linhas, em estradas precárias. Foram quase três anos de muito trabalho, onde outras atividades foram incorporadas: transportava encomendas, comprava e vendia produtos e fazia serviços de despachante. Ao fim desse tempo, as atividades foram interrompidas, mas não por muito tempo.  José Moacyr fundou uma nova empresa de ônibus, já então com o nome de Planalto, e que seria a Planalto Transportes Ltda de hoje.

A primeira viagem da nova empresa foi realizada no dia 2 de novembro de 1948. O ônibus saiu de Santo Ângelo às 6 horas da manhã e chegou a Santa Maria dez horas depois.

IMG_2391

Enquanto os filhos – dez ao todo – estudavam e cresciam, José Moacyr Teixeira e Dona Norma dedicavam-se a consolidar e ampliar a empresa. Novas linhas foram acrescentadas, a Planalto ampliou seu raio de atuação, incorporou outras empresas e firmou-se definitivamente como prestadora de serviços de qualidade.

José Moacyr Teixeira permaneceu à frente da empresa até 1989. Deixava ensinamentos preciosos e obtinha de seus sucessores a certeza de que estavam aptos e qualificados para manter a solidez e continuidade da Planalto.

Atualmente a empresa conta com linhas intermunicipais, interestaduais e internacionais.

IMG_2347

Parabéns Planalto Transportes! Esperamos que venham mais 70 anos Juntos a Bordo.