A nova geração dos biarticulados de Curitiba

Por Josivandro Avelar Imagem Jovani Cecchin A renovação de Curitiba segue à todo vapor, depois de quase cinco anos sem ônibus novos. Agora é a vez da Transporte Coletivo Glória, sediada na capital ...
Image

Por Josivandro Avelar
Imagem Jovani Cecchin

BE714

A renovação de Curitiba segue à todo vapor, depois de quase cinco anos sem ônibus novos. Agora é a vez da Transporte Coletivo Glória, sediada na capital paranaense, receber unidades biarticuladas.

As unidades são do modelo Viale BRT, da Marcopolo. Com um design futurista, o modelo marca a chegada de uma nova geração de biarticulados da capital paranaense mundialmente conhecida pelo seu sistema de transporte. E o chassi não poderia ser diferente: é Volvo, B340M, com motor central.

Esses veículos serão escalados nas linhas expressas, que ligam os terminais de integração ao Centro de Curitiba, com embarques e desembarques realizados nas famosas estações tubo. É tanto que suas cinco portas são todas elevadas e com plataformas móveis. Do lado oposto, há ainda duas portas de emergência, no primeiro e terceiro vagões.

As unidades possuem ainda letreiros frontal bicolor – branco e âmbar – e três letreiros laterais, um em cada vagão, de cor âmbar, da marca Mobitec.

Essas unidades devem substituir os lendários Torinos 1999 Long Size, que só a capital paranaense tem. O modelo, praticamente um antecessor do atual Viale BRT, possui elementos bastante diferentes dos Torinos convencionais da época, tornando-se assim um modelo praticamente único e raro.