A nova geração dos biarticulados de Curitiba

Por Josivandro Avelar
Imagem Jovani Cecchin

BE714

A renovação de Curitiba segue à todo vapor, depois de quase cinco anos sem ônibus novos. Agora é a vez da Transporte Coletivo Glória, sediada na capital paranaense, receber unidades biarticuladas.

As unidades são do modelo Viale BRT, da Marcopolo. Com um design futurista, o modelo marca a chegada de uma nova geração de biarticulados da capital paranaense mundialmente conhecida pelo seu sistema de transporte. E o chassi não poderia ser diferente: é Volvo, B340M, com motor central.

Esses veículos serão escalados nas linhas expressas, que ligam os terminais de integração ao Centro de Curitiba, com embarques e desembarques realizados nas famosas estações tubo. É tanto que suas cinco portas são todas elevadas e com plataformas móveis. Do lado oposto, há ainda duas portas de emergência, no primeiro e terceiro vagões.

As unidades possuem ainda letreiros frontal bicolor – branco e âmbar – e três letreiros laterais, um em cada vagão, de cor âmbar, da marca Mobitec.

Essas unidades devem substituir os lendários Torinos 1999 Long Size, que só a capital paranaense tem. O modelo, praticamente um antecessor do atual Viale BRT, possui elementos bastante diferentes dos Torinos convencionais da época, tornando-se assim um modelo praticamente único e raro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias Apache Vip IV com a nova identidade da N.S. Penha As novidades da Opção Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 07/2021 Apache Vip V da 1001