Prefeitura de Teresina lança novo sistema de transporte público nesta terça

Por Portal AZ Imagem Reginaldo Alves A Prefeitura de Teresina lança nesta terça-feira (06) o Inthegra, novo sistema de transporte público da cidade. O prefeito Firmino Filho fará, junto com a equipe ...
Image

Por Portal AZ
Imagem Reginaldo Alves

28695443_1382889988524327_1254728547_o

A Prefeitura de Teresina lança nesta terça-feira (06) o Inthegra, novo sistema de transporte público da cidade. O prefeito Firmino Filho fará, junto com a equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, a apresentação do funcionamento do novo sistema durante um café da manhã que está marcado para as 08h30, no Metropolitan Hotel.

O novo sistema inicia o seu funcionamento nos dias úteis pelo Corredor Sul, que é composto pelas avenidas Barão de Gurguéia, Henry Wall de Carvalho, Miguel Rosa e Prefeito Wall Ferraz, junto com os Terminais de Integração do Bela Vista e Parque Piauí. A partir do dia 17, a população da zona sul contará plenamente com o serviço.

De acordo com o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel Júnior, o café da manhã será uma oportunidade mostrar de todos como será o funcionamento.

“Finalizamos as obras no Corredor Sul. A partir daí, o novo sistema vai começar funcionar juntamente com os terminais nos dias útei. Os Terminais do Bela Vista e Parque Piauí estão funcionando nos finais de semana, mas agora com o funcionamento do corredor teremos um transporte mais ágil e seguro”, explicou.

A lógica do novo sistema parte do uso dos corredores exclusivos para agilizar a viagens. As linhas que saem dos bairros (alimentadoras) levam os passageiros até os terminais. Em seguida, eles embarcam nas linhas troncais para irem até o centro da cidade utilizando o corredor exclusivo, o que dará mais agilidade, reduzindo, assim, o tempo de viagem.

“O novo sistema dará mais agilidade para aos ônibus, além disso, as pessoas quando chegarem nos terminais terão mais opções de transportes para o centro da cidade, as linhas troncais passarão pelos corredores exclusivos nas avenidas Barão de Gurqueia, Miguel Rosa e Maranhão. A nossa expectativa é que a redução do tempo de viagem traga mais conforto e comodidade para os usuários dos transportes públicos”, acrescentou.

Daniel reforça ainda que todos os ônibus que fazem as linhas troncais possuem ar-condicionado e a estações para passageiros também são climatizadas.

“O nosso objetivo é proporcionar um transporte público mais ágil e eficiente. Agora, com os corredores exclusivos, os ônibus terão preferência no trânsito. Com isso, eles não terão obstáculos. Os semáforos situados ao longo do percurso também já tiveram o tempo ajustado para beneficiar o transporte público”, enfatizou.

Corredor exclusivo 

O superintendente explica que os corredores exclusivos darão mais agilidade e isso vai reduzir o tempo de viagem dos ônibus.

“A viagem do Bairro Santa Fé, por exemplo, que era de 1h20, com os corredores e os terminais funcionando irá reduzir para 50 minutos. Fazemos um monitoramento diário desses tempos de viagem, sempre avaliando para que o tempo de viagem fique cada dia menor. Com isso, o usuário terá mais conforto e um serviço melhor”, explicou.

Para garantir o funcionamento dos corredores exclusivos, os consórcios de ônibus estão adquirindo novos carros. “Esses carros que estão sendo adquiridos são maiores, climatizados e com portas dos dois lados para que possa facilitar o embarque e desembarque nos corredores e contarão ainda com wi-fi”, enfatizou.

O superintendente reforça que esse é um processo de mudança muito radical no sistema de transportes públicos de Teresina, mas que precisa ser feito.

“Sabemos que é uma mudança grande, e exatamente por isso, precisamos estar sempre monitorando para que o sistema possa funcionar da melhor maneira possível”, finalizou.