1 ano de Consórcio Metropolitano

Por Ônibus Paraibanos Imagens Acervo Paraíba Bus Team 24 de fevereiro de 2017: Bayeux passa por uma grande mudança no seu sistema de transporte público, com a cassação das linhas da Metro por parte do ...
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo Paraíba Bus Team

08122 24-2

24 de fevereiro de 2017: Bayeux passa por uma grande mudança no seu sistema de transporte público, com a cassação das linhas da Metro por parte do DER, foi criado um esquema de operação emergencial com empresas do sistema da Região Metropolitana de João Pessoa, com as empresas Das Graças (que já operava em Bayeux), Santa Maria, Reunidas e SIM-Sistema Integrado Metropolitano, que juntas formaram o Consórcio Metropolitano.

Relembrando os fatos

A população de Bayeux já vinha sofrendo às custas da Metro: ônibus quebrados, em péssimas condições de uso e em alguns casos os próprios passageiros chegavam a descer e empurrar o ônibus para ir trabalhar. Em fevereiro de 2017 funcionários da Metro iniciam uma paralisação, que segundo eles foi provocada por uma briga pela gestão da empresa. A Metro estava em processo de venda, a nova empresária havia adquirido a mesma em novembro de 2016, com o compromisso de atualizar os salários atrasados dos funcionários, mas em fevereiro de 2017 o antigo gestor entrou com uma liminar na justiça para “tomar” a empresa da sua nova gestão. Os funcionários, sabendo do fato, iniciaram uma paralisação.

Com essa paralisação foi disponibilizada uma frota emergencial para prestar serviço temporário em Bayeux, com 18 ônibus de empresas da Grande João Pessoa autorizada pelo DER-PB em uma reunião. Os funcionários da Metro a partir dessa operação emergencial passaram a ser funcionários dessas empresas que estavam prestando o serviço, mas isso não parou por aí.

No dia 17 de fevereiro, em resolução publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba, a Metro, estava definitivamente fora do sistema de transporte intermunicipal, motivo de alegria para muitos, já que os moradores desta cidade já sentiram aliviados por não mais usufruir daquele serviço. E em outra resolução, o DER já autorizava a operação das empresas Santa Maria, Reunidas e SIM-Sistema Integrado Metropolitano. A empresas Das Graças que já operava em Bayeux disponibilizou toda sua frota para operar na cidade.

No dia 18 de fevereiro, a SIM chega em Bayeux operando nas linhas 5501-Aeroporto Via Alto da Boa Vista e 5506-Jadim Aeroporto, onde foram disponibilizados ônibus novos e de qualidade para operar na cidade. A partir daí a qualidade do transporte de Bayeux começou a mudar.

No dia 23 de fevereiro, as empresas Santa Maria, Reunidas e SIM-Sistema Integrado Metropolitano e Das Graças se uniram criando o Consórcio Metropolitano. Inicialmente seriam disponibilizados um máximo de 31 ônibus – atualmente rodam 26 ônibus – entre novos e seminovos para operar nas linhas:

5501 – Aeroporto;

5502 – Imaculada;

5503 – Mário Andreazza (Mutirão)

5504 – Circular Sesi

5505 – Tambay;

5506 – Jardim Aeroporto

Frota do Consórcio Metropolitano é apresentada em Bayeux

Dia 24 de fevereiro, é apresentada a população de Bayeux a mais nova frota que a partir daquele momento irá atender a população da cidade. Na ocasião estavam na frente da Prefeitura de Bayeux 11 dos mais de 30 ônibus prometidos pelas empresas que formam o Consórcio e DER, Reunidas, Santa Maria e SIM.

O início das operações

O início das operações do Consórcio, não foi em uma segunda-feira, mas sim no sábado, também não só com novos ônibus, mas com uma nova tarifa R$ 3,00. Os ônibus foram escalados nas linhas, 5501-Aereoprto, 5503-Mário Andreazza, 5505-Tambay via Sesi (Sim, via Bairro do Sesi, linha que nos tempos da Metro já teria sido extinta pelo motivo do Binário da Av. Liberdade atentar a população daquele bairro) e 5506-Jardim Aeroporto. A 5502-Imaculada ainda permanecia exclusivamente com a Das Graças, nas com passar do tempo a Reunidas e Santa Maria disponibilizaram seus ônibus para esta linha.

Algumas unidades foram remanejadas da cidade de João Pessoa, como o 08107, 08108, 08109 (2014), 08112, 08119, 08121, 5317 e 5318.

Em agosto de 2017 a Santa Maria incorpora mais dois veículos oriundos da capital, substituindo unidades sem elevador transferidas para a frota do Conde, mas não para por aí: a Reunidas, depois de mais de 14 anos sem renovação de unidades zero quilometro em Bayeux, trouxe duas unidades, 51124 e 51125 que iniciaram suas atividades nas linhas 5501 e 5506.

Das Graças, a única sobrevivente

5701 cm

Neste meio tempo a Das Graças foi a que menos teve mudanças, com sua pequena frota que hoje com apenas 3 carros, 5701, 5702 e 5703, foi a única sobrevivente do transporte em Bayeux. Em um ano, apenas adquiriu um Marcopolo Viale (ex-06041 da Santa Maria), que recebeu o prefixo 5702, ocupando a vaga do seu veículo mais antigo um Marcopolo Torino GV de 1997. O Viale 5702 iniciou suas atividades em Bayeux já com a padronização do Consórcio, logo depois um de seus Apache Vip I recebe a pintura do Consórcio, o 5703.

E a licitação?

A promessa era que a licitação que definiria a empresa ou consórcio que operaria em caráter definitivo as linhas de Bayeux sairia 90 dias após o início da operação do Consórcio Metropolitano, que foi criado de forma emergencial, o que acabou não acontecendo.

A licitação foi suspensa sem prazo determinado de quando ela realmente vai acontecer e se vai acontecer, o que acabou por prolongar o tempo de atividade do Consórcio Metropolitano por tempo indeterminado.

O legado

O Consórcio Metropolitano lançou a padronização da frota intermunicipal, que é idêntica a empregada em Campina Grande pela Transnacional, mudando apenas a cor azul, no tom da identidade da Santa Maria. As componentes do Consórcio passaram a adotar o padrão adotado em Bayeux para as frotas de suas linhas de origem. Hoje, as frotas de Santa Rita, Conde e Cabedelo contam com unidades com o azul e branco do padrão metropolitano.