Marcos da Silva surpreende e traz a Scania de volta ao sistema pessoense após mais de uma década

A Scania está de volta à João Pessoa. Marcos da Silva traz chassi da marca sueca de volta 20 anos depois da desativação de seus lendários Torino LN
Image

Por Josivandro Avelar
Imagem Heron Júnior

img 20180205 wa01521552293752

Menos de uma década depois, a Scania está de volta ao sistema de João Pessoa. A responsável pelo retorno do chassi sueco à frota pessoense foi a Marcos da Silva, que adquiriu pelo menos 4 unidades que pertenceram a Itamaracá Transportes, de Abreu e Lima-PE.

Até dias atrás, ninguém poderia imaginar que o chassi F230 da Scania estaria rodando em João Pessoa. Agora isso é realidade. A primeira unidade a entrar em circulação foi a de número 09119, um CAIO Apache Vip II, a segunda unidade do modelo na empresa e o primeiro do mesmo modelo a possuir outro chassi que não seja o da Mercedes-Benz no sistema.

A unidade é alongada e possui três portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes, além de letreiro eletrônico frontal da FRT de cor branca.

Manter uma Scania não será problema na Marcos da Silva. A empresa pertence a mesma administração da Max Turismo, que possui várias unidades Scania em sua frota.

pode matar a saudade!

A Marcos da Silva volta a ter Scania na frota após quase 20 anos da desativação de sua última unidade. A empresa possuiu unidades do F113HL na segunda metade da década de 1990, estas encarroçando Torino LN, da Marcopolo. Além delas, ainda operou com o chassi S112, com a mesma carroceria. As unidades foram desativadas entre 1997 e 1999, deixando saudades.

A última unidade Scania do sistema municipal a ser desativada foi da Boa Viagem (hoje Santa Maria), em 2004. A empresa operava com 2 Vitórias e 2 Alphas, e antes disso também teve GLS Bus da Ciferal. A Transnacional e a Reunidas já teve chassis da marca, sob Torino LN e GV, sendo os últimos desativados em 2001. A antiga Transurb possuiu os modelos de motor traseiro e dianteiro da sueca, sob Vitória e GLS Bus, sendo os últimos a passarem pela transição para a São Jorge, sendo desativadas em 2003. E por fim a antiga Boa Vista teve Scania traseiro – Vitória e Padron Rio – e dianteiro – Urbanuss – estes últimos desligados da frota em 2002.

A frota intermunicipal teve Scania nas frotas da Santa Rita, Almeida e Wilson sob Torino LN e Urbanuss. As empresas de Bayeux prolongaram a circulação deles ao máximo. A última unidade a ser desativada foi o 5515, Busscar Urbanuss encarroçado no chassi F94HB, retirada praticamente no apagar das luzes da Metro, no final de 2016 – lembrando que foi o último da intermunicipal.

Mas isso é história pra outra matéria. O que importa é que a Scania está de volta ao sistema de João Pessoa.