Engine Idle Shutdown: sistema de desligamento automático garante economia e desempenho do motor

Por Josivandro Avelar e Fábio Santos Imagens Fábio Santos As unidades entregues hoje pela Unitrans e Santa Maria contam com uma tecnologia que garante economia e desempenho dos chassis OF-1721 ...
Image

Por Josivandro Avelar e Fábio Santos
Imagens Fábio Santos

IMG-20180130-WA0026

As unidades entregues hoje pela Unitrans e Santa Maria contam com uma tecnologia que garante economia e desempenho dos chassis OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz. A tecnologia é uma importante aliada na manutenção e no bom desempenho dos motores, facilitando o trabalho da manutenção, dos  motoristas e o conforto dos usuários.

Os novos ônibus contam com um sistema de desligamento automático, que segundo Fábio Santos, instrutor da Santa Maria, funciona da seguinte maneira:

Quando o ônibus está parado com o motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, o EIS (Engine Idle Shutdown = Desligamento do motor inativo em português) entra em ação e desliga automaticamente o motor após quatro minutos, se o motorista não acelerar ou acionar o freio de serviço nesse intervalo.

IMG-20171218-WA0128
Fábio Santos, instrutor de operações da empresa Santa Maria

Essa é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada.

Desse modo, o novo sistema proporciona:

✅Menos consumo de diesel
✅Menos poluentes
✅Menos consumo óleo lubrificante
✅ Menos poluição sonora

Segundo, o instrutor da empresa Santa Maria, esse sistema inteligente de economia de combustível e peças, garante um maior conforto para operadores e usuários.

Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, garantindo economia de combustível, além de reduzir emissões de poluentes, de poluição sonora, vibrações para carroceria, etc.

IMG-20180130-WA0027

Com isso, há uma melhoria considerável na manutenção e as unidades emitem cada vez menos poluentes, aliada a própria tecnologia Euro V, de redução de emissão de poluentes, cada vez mais crescente na empresa com a aquisição de novas unidades todos os anos.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.