Em favor dos pedestres

De Ônibus Paraibanos Por Mário Tourinho imagem Divulgação Claro que o superintendente da Semob/JP, Carlos Batinga, tem plena razão quando enfatiza que os caminhos da cidade devem priorizar os ...
Image

De Ônibus Paraibanos
Por Mário Tourinho
imagem Divulgação

pedestre-tem-a-obrigacao-de-atravessar-na-faixa

Claro que o superintendente da Semob/JP, Carlos Batinga, tem plena razão quando enfatiza que os caminhos da cidade devem priorizar os pedestres. Afinal, pedestres somos todos nós, incluídos os motoristas resistentes a praticarem essa prioridade especialmente em relação às específicas faixas de pedestres assim devidamente sinalizadas em nossas diversas vias públicas.

Mas, também é preciso que muitos dos pedestres, ao se colocarem para a travessia nas faixas que lhe são destinadas, sinalizem que realmente querem fazê-lo!

Algumas vezes motoristas bem-intencionados, portanto respeitadores também das faixas de pedestres, são “xingados” como se não o fossem. Atente-se, porém, que há pedestres que se posicionam no local bem próximo à sua faixa… e “nem estão aí”!… Nem olham em direção ao(s) veículo(s), ou seja, não manifestam a mínima ideia de que queiram fazer a travessia da rua ou avenida.

Não é sem sentido que tanto se diz que “tudo depende da educação” … ou, em outras palavras, “educação é tudo”. E “educação”, aqui, carrega também a conotação de cultura e conscientização.

Quão bom seria se os governos (de todas as esferas) mais se preocupassem e fizessem intensas campanhas educativas sobre o trânsito e especialmente as faixas de pedestres, sobretudo pela televisão e naqueles horários mais assistidos pelas populações!… Aliás, como em outros tempos já foram feitas.

Faz tempo que não temos visto estas campanhas sobre a importância e como ser observada a faixa de pedestres. Elas dão resultados bem satisfatórios, como outrora já deram… aqui e alhures. Ao que nos lembramos, Brasília e João Pessoa, neste aspecto, já se constituíram em referências bem positivas.