Em favor dos pedestres

De Ônibus Paraibanos
Por Mário Tourinho
imagem Divulgação

pedestre-tem-a-obrigacao-de-atravessar-na-faixa

Claro que o superintendente da Semob/JP, Carlos Batinga, tem plena razão quando enfatiza que os caminhos da cidade devem priorizar os pedestres. Afinal, pedestres somos todos nós, incluídos os motoristas resistentes a praticarem essa prioridade especialmente em relação às específicas faixas de pedestres assim devidamente sinalizadas em nossas diversas vias públicas.

Mas, também é preciso que muitos dos pedestres, ao se colocarem para a travessia nas faixas que lhe são destinadas, sinalizem que realmente querem fazê-lo!

Algumas vezes motoristas bem-intencionados, portanto respeitadores também das faixas de pedestres, são “xingados” como se não o fossem. Atente-se, porém, que há pedestres que se posicionam no local bem próximo à sua faixa… e “nem estão aí”!… Nem olham em direção ao(s) veículo(s), ou seja, não manifestam a mínima ideia de que queiram fazer a travessia da rua ou avenida.

Não é sem sentido que tanto se diz que “tudo depende da educação” … ou, em outras palavras, “educação é tudo”. E “educação”, aqui, carrega também a conotação de cultura e conscientização.

Quão bom seria se os governos (de todas as esferas) mais se preocupassem e fizessem intensas campanhas educativas sobre o trânsito e especialmente as faixas de pedestres, sobretudo pela televisão e naqueles horários mais assistidos pelas populações!… Aliás, como em outros tempos já foram feitas.

Faz tempo que não temos visto estas campanhas sobre a importância e como ser observada a faixa de pedestres. Elas dão resultados bem satisfatórios, como outrora já deram… aqui e alhures. Ao que nos lembramos, Brasília e João Pessoa, neste aspecto, já se constituíram em referências bem positivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental