Ponta Grossa amplia frota de ônibus com reconhecimento facial

De Jornal Diário dos Campos Imagem Divulgação A Viação Campos Gerais (VCG), empresa que administra o sistema de transporte público de Ponta Grossa, deve incluir em sua frota 17 novos ônibus que ...
Image

De Jornal Diário dos Campos
Imagem Divulgação

CD_X_NovosOnibus2

A Viação Campos Gerais (VCG), empresa que administra o sistema de transporte público de Ponta Grossa, deve incluir em sua frota 17 novos ônibus que possuirão a tecnologia de biometria facial. Serão 10 midibus e sete ônibus convencionais, que devem ser entregues à empresa até o final deste mês, e entrar em operação em janeiro.

A aquisição dos novos veículos ocorre em substituição aos carros mais antigos, e a inclusão da biometria facial é uma tendência em todos os carros mais novos. Atualmente, o sistema está em testes, mas deve ser utilizado em breve para identificar eventuais usos irregulares nas gratuidades, comparando a imagem do rosto do usuário com os dados do bilhete eletrônico usado para liberar a passagem na catraca.

Até o momento, a tecnologia está presente em 28 ônibus, dos 217 que compõem a frota. Com a nova aquisição, que acontece periodicamente conforme previsto em contrato, serão 45 veículos com o sistema. Todos esses carros também possuem a “recarga embarcada”, que permite aos usuários recarregar o bilhete durante o trajeto, no interior do ônibus.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.