Semob altera operação das duas linhas do Mangabeira Shopping, transformando na prática em uma só

De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagens Gilberto da Costa Junior

07176-2

A Semob alterou neste sábado (16) a operação das linhas 9901 e 9902, que ligam o Valentina ao Mangabeira Shopping. As linhas, na teoria separadas, passam a rodar na prática como se fossem uma só.

As duas linhas deixam de passar na Av. Alfredo Ferreira da Rocha (Mangabeira por Dentro), circulando nos dois sentidos pela Josefa Taveira. Com isso, os usuários de Mangabeira por Dentro perdem suas únicas linhas que as levavam direto ao Mangabeira Shopping e ao Valentina, tendo que recorrer a outras alternativas que demandam tempos e distâncias maiores de deslocamento.

06022-1

As linhas 9901 e 9902 são operadas por 2 ônibus cada uma. Na Josefa Taveira, ainda roda a 207 integracional, que vai a Penha, passando também no Mangabeira Shopping, com dois ônibus cada uma.

7 comentários em “Semob altera operação das duas linhas do Mangabeira Shopping, transformando na prática em uma só”

  1. Sinceramente, não entendo porquê colocar duas linhas com itinerários iguais e códigos diferentes, prejudicando os usuários daquela área, só piora a situação, que é o arrodeio urbano….

    1. E pior ainda: para realizar essas mudanças, a população de Mangabeira 3 não foi consultada para manifestar a opinião. Já que cancelaram o trecho para essa parte da população, poderiam ampliar o atendimento para as áreas adjacentes ao Valentina (Paratibe, Muçu-Magro, Parque do Sol, Cidade Maravilhosa, Novo Milênio, etc.), já que é uma região com uma população considerável e deficitária de transporte público, poderia ser mais beneficiada. Por exemplo, fundindo o itinerário da linha I008 com as 99XX (do jeito que está agora), totalizariam 8 veículos na frota desta (no mínimo) e uma área maior de atendimento.

      1. Sugestão: as duas linhas funcionariam de forma sobreposta do Mangabeira Shopping até o terminal do 301. Após , este ponto, a linha (9901) seguiria para o Nova Mangabeira absorvendo o itinerário de volta da atual I008. A outra (9902) seguiria para o Valentina (poderia atender inclusive a UPA) fazendo o percurso normal até a integração do bairro. Após este ponto, cada uma faria o percurso inverso da outra. 5 veículos em cada linha seria bem razoável e os veículos não trafegariam vazios (como ocorre a maior parte do dia com as 99XX) por conta da demanda das adjacências do Valentina.

      2. Pior que sabemos que a população desses bairros que você citou, só vai crescer mais e mais… Acredito que você conheça o Conjunto Nice Oliveira, aqui em Paratibe – (Nova Mangabeira), que fez com que a população aumentasse consideravelmente. Não teve melhoria no transporte do bairro após a construção, apenas o I008 que está fazendo um pequeno desvio até lá. Mas o 118 que vai até o Centro, continua com a mesma quantidade de carros, e claro, como sempre, sucateada. Só acho que a Semob, deveria olhar mais para estas partes de João Pessoa, que sofrem com isso há muitos anos.

  2. Israel Silva de Figueiredo

    Eu acho que seria pertinente eles verificarem a possibilidade de expandir o trajeto da linha até o Colinas do Sul através da Rua do DETRAN do valentina, pois além de aumentar significativamente a demanda da linha, já que o bairro não possui linha direta para um shopping e a população cresceu bastante, beneficia a população pela facilidade de ir a um shopping center e também de criar uma ponte entre os bairros Colinas do Sul-Mangabeira.
    Acho que seria bem viável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa