Conhecendo o Nordeste com a Viação Pernambucana S/A

De Juntos a Bordo Imagens Divulgação No início dos anos 1950, o comerciante José Gonçalves de Oliveira, comprou um caminhão para fazer a negociação de peles e couros da cidade do Crato (CE) para ...
Image

De Juntos a Bordo
Imagens Divulgação

Pernambucana 9

No início dos anos 1950, o comerciante José Gonçalves de Oliveira, comprou um caminhão para fazer a negociação de peles e couros da cidade do Crato (CE) para Ouricuri (PE) e vice-versa. Não demorou muito em perceber certo fluxo de agricultores, comerciantes e estudantes que vinham da cidade para a região Cariri, daí veio a ideia de reformar o caminhão e colocar assentos em parte dele.

No ano de 1965, adquiria o primeiro ônibus com bagageiro superior, com a finalidade de melhor atender os passageiros e ao mesmo tempo, transportar as mercadorias dos comerciantes que vinham do Pernambuco com seus produtos.

Ao longo dos anos a empresa procurou adquirir ônibus mais confortáveis e pelos serviços que presta na área de turismo se tornou bastante procurada para realizar viagens de turismo local, do Cariri e do vale do São Francisco para as capitais brasileiras.

A empresa, após os anos 1960, passa a explorar as linhas regulares, ligando as cidades de Juazeiro do Norte (CE) a Juazeiro da Bahia; Juazeiro do Norte a Araripina (PE); além de 13 linhas saindo de Juazeiro do Norte para várias cidades do sul do Ceará.

Já em 1975, a empresa adquire junto a empresa Pereira as linhas Juazeiro do Norte x Assaré, Crato x Jardim e Crato x Penaforte. No ano seguinte, inicia suas operações no transporte municipal da cidade cearense de Crato. Ainda na década de 70, passa a operar a linha Juazeiro do Norte X Carius que pertencia a empresa Vale do Carius.

No dia 20 de setembro de 1988 a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) certifica a Viação Pernambucana como transportadora turística.

No ano de 1997, por mudanças no quadro de sócios, a Viação Pernambucana passou por um cisão, de onde nascia a Transceará Transporte e Turismo Ltda que passou a operar suas linhas intermunicipais e urbanas, ficando a Pernambucana somente com as linhas interestaduais que eram elas: Juazeiro do Norte x Juazeiro da Bahia Via Cruz de Malta, Juazeiro do Norte x Juazeiro da Bahia Via Parnamirim, Juazeiro do Norte x Juazeiro da Bahia Via Salgueiro e Cabrobó, Juazeiro do Norte x Araripina, Marcolândia Simões.

Desde de 2011, a empresa possui oito linhas pela ANTT, todas atuando no trecho entre Juazeiro do Norte x Araripina (PE) e Juazeiro do Norte x Juazeiro (BA).

Em 2017, a empresa passou a vender passagens pela internet, trazendo conforto e comodidade a seus clientes através do link:

https://www.webrodoviaria.com.br/VendaWebPernambucana/

A empresa conta com uma frota de mais de 20 ônibus, todos com chassi Volkswagen, os quais procura manter uma idade média de três a cinco anos de uso para oferecer mais conforto e comodidade aos seus clientes.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.