Promotoria vai notificar STTP para que explique proibição de pagamento em dinheiro nos ônibus de CG

De Click PB Imagem José Roberto O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor da Promotoria de Justiça dos Direitos Difusos de Campina Grande, Sócrates Agra, relatou que vai instaurar notícia de fato ...
Image

De Click PB
Imagem José Roberto

0131 (18)

O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor da Promotoria de Justiça dos Direitos Difusos de Campina Grande, Sócrates Agra, relatou que vai instaurar notícia de fato e determinar a notificação da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) para que, no prazo de cinco dias, preste informações sobre a medida adotada pela edilidade para proibir o recebimento de pagamento em dinheiro nos ônibus no horário noturno, a partir de janeiro de 2018.

Somente os usuários do transporte público que tenham o cartão de passagem vão poder entrar nos ônibus a partir das 20h, até o fim do dia. A intenção da STTP, posteriormente, é extinguir definitivamente o uso de dinheiro em espécie dentro dos ônibus.

O promotor de Justiça disse que vai pedir à STTP informações mais detalhadas sobre esse fato divulgado na imprensa, pois não recebeu nenhuma comunicação na Promotoria.

O promotor de Justiça preferiu não fazer ainda uma análise prévia sobre a legalidade ou não da medida, mas observou a possibilidade dela causar constrangimento ao consumidor.

“O cidadão que chega de fora, à noite, que não tem conhecimento sobre isso, como é que ele vai adquirir o cartão?”, questionou o promotor. Segundo ele, o consumidor não é obrigado a adquirir o cartão de passagem para utilizar o serviço público. “Ele não é obrigado a portar o que o sistema quer,  isso pode ser exigido, talvez, do estudante, desde que seja favorecido, mas ao consumidor em geral, não. O serviço público não pode ser alinhado ao bel prazer dele”, explicou.

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) afirma querer, com a medida, reduzir a movimentação de dinheiro e as chances de roubo nos ônibus. O Sindicato dos Operários dos Transportes Coletivos afirma que a aquisição dos cartões é gratuita e o passageiro precisa apenas fazer a recarrega de crédito para fazer seu uso.

Caso o Ministério Público não obtenha uma resposta satisfatória da STTP, poderá ser aberto um processo administrativo, disse o promotor, que pretende expedir a notificação ainda hoje.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.