Justiça determina aumento da frota de ônibus em João Pessoa

De Portal Correio Por Luis Eduardo Andrade Imagem JC Barboza O juiz Miguel de Brito Lyra Filho acatou uma ação civil pública promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) contra duas empresas de ...
Image

De Portal Correio
Por Luis Eduardo Andrade
Imagem JC Barboza

IMG_0172

O juiz Miguel de Brito Lyra Filho acatou uma ação civil pública promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) contra duas empresas de ônibus de João Pessoa, orientando o aumento no número de transportes coletivos em 17 linhas de ônibus da Capital.

A denúncia tem origem em um inquérito movido contra o Consórcio de Transportes Coletivos (Unitrans), composto justamente pelas empresas a quem a ação civil se destina, a Reunidas e a Transnacional. O inquérito tem como sustentação diversas denúncias de usuários a respeito da redução da frota de ônibus em João Pessoa, e consequentemente, a o aumento no tempo de espera e a lotação dos veículos.

Após estudos realizados no ano de 2014 pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e a Sintur JP, foi constatado que existe uma oscilação na quantidade de passageiros transportados pelos ônibus, todavia, os resultados não justificariam a redução na frota de veículos. Ainda, a Semob autoriza a redução do número de ônibus durante o período das férias escolares, porém, foi constatado que a quantidade de transportes continuava diminuída mesmo após o período permitido.

Abaixo você confere as linhas que terão aumento no número de veículos:

Linhas com aumento de um veículo: 202, 2509, 302, 5100, 303, 511, 5204, 5209, 601, 402, 513, 603 e 5210.

Linhas com aumento de dois veículos: 1500 e 517.

IMG_0098

Na ação, as empresas têm até 30 dias para acatar as solicitações do MPPB, e se não cumprirem com o prazo poderão pagar multa de até R$ 100 mil. Além disso, a Reunidas e a Transnacional têm 15 dias para apresentar defesa.