Justiça determina aumento da frota de ônibus em João Pessoa

De Portal Correio
Por Luis Eduardo Andrade
Imagem JC Barboza

IMG_0172

O juiz Miguel de Brito Lyra Filho acatou uma ação civil pública promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) contra duas empresas de ônibus de João Pessoa, orientando o aumento no número de transportes coletivos em 17 linhas de ônibus da Capital.

A denúncia tem origem em um inquérito movido contra o Consórcio de Transportes Coletivos (Unitrans), composto justamente pelas empresas a quem a ação civil se destina, a Reunidas e a Transnacional. O inquérito tem como sustentação diversas denúncias de usuários a respeito da redução da frota de ônibus em João Pessoa, e consequentemente, a o aumento no tempo de espera e a lotação dos veículos.

Após estudos realizados no ano de 2014 pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e a Sintur JP, foi constatado que existe uma oscilação na quantidade de passageiros transportados pelos ônibus, todavia, os resultados não justificariam a redução na frota de veículos. Ainda, a Semob autoriza a redução do número de ônibus durante o período das férias escolares, porém, foi constatado que a quantidade de transportes continuava diminuída mesmo após o período permitido.

Abaixo você confere as linhas que terão aumento no número de veículos:

Linhas com aumento de um veículo: 202, 2509, 302, 5100, 303, 511, 5204, 5209, 601, 402, 513, 603 e 5210.

Linhas com aumento de dois veículos: 1500 e 517.

IMG_0098

Na ação, as empresas têm até 30 dias para acatar as solicitações do MPPB, e se não cumprirem com o prazo poderão pagar multa de até R$ 100 mil. Além disso, a Reunidas e a Transnacional têm 15 dias para apresentar defesa.

1 comentário em “Justiça determina aumento da frota de ônibus em João Pessoa”

  1. Poxa, esperava que fosse contra a São Jorge, pra ter um aumento no número de carros em algumas linhas dela… Quem sabe um dia, se toquem de que a população de Paratibe cresceu bastante com o novo conjunto habitacional, o Nice Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental