Viação Única-Fácil renova frota com ônibus Marcopolo Paradiso 1200 totalmente acessível

De Secco Consultoria Imagens Douglas de Souza Melo  Como parte das ações de comemoração dos seus 80 anos e para oferecer ainda maior conforto, comodidade e acessibilidade aos clientes, a ÚNICA-FÁCIL, ...
Image

De Secco Consultoria
Imagens Douglas de Souza Melo 

marcopoloparadiso1200_transportesunica

Como parte das ações de comemoração dos seus 80 anos e para oferecer ainda maior conforto, comodidade e acessibilidade aos clientes, a ÚNICA-FÁCIL, operadora de transporte de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, adquiriu cinco ônibus Marcopolo Paradiso 1200 equipados com plataforma elevatória Easy Boarding. A aquisição faz parte do processo de renovação de sua frota e proporcionará padrão ainda mais elevado de sofisticação e segurança nas viagens.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, as empresas estão investindo em novas tecnologias com foco na qualidade dos serviços e na sofisticação. “A ÚNICA-FÁCIL está sempre atenta a esta evolução no transporte rodoviário brasileiro e oferece veículos com elevado padrão para seus clientes. Nas comemorações dos seus 80 anos, que serão completados em dezembro, a operadora apresentará com exclusividade no estado do Rio de Janeiro os primeiros ônibus rodoviários com o conceito Easy Boarding, solução de acessibilidade que proporciona mais conforto, segurança e ergonomia às pessoas com as mais variadas dificuldades de locomoção”, explica o executivo.

O Easy Boarding Marcopolo é o sistema que possibilita o acesso do passageiro cadeirante ou com mobilidade reduzida ao interior do ônibus. Uma poltrona desce até o nível do pavimento (ou calçada), o que permite ao passageiro emparelhar a sua cadeira de rodas e fazer a troca com fácil acesso ao ônibus.

Depois da colocação do cinto de segurança, o passageiro sentado é elevado até a sua posição no veículo, onde ocorre o travamento da poltrona no assoalho e a porta se fecha, finalizando o embarque.

O sistema de acionamento de elevador elétrico proporciona baixos níveis de ruído e maior praticidade ao operador. Funciona por intermédio da abertura de uma porta pantográfica, de uma folha, na lateral do ônibus. Não exige alinhamento entre o veículo e o meio-fio para garantir a perfeita e correta aproximação do usuário cadeirante. Por ter uma porta ocupa menor espaço e não obstrui a circulação em terminais, permitindo maior autonomia ao usuário. Também é o sistema disponível no mercado brasileiro com a menor diferença de altura entre a poltrona do ônibus e a cadeira de rodas do usuário.

“Tudo foi pensado para proporcionar um embarque/desembarque seguro, confortável e íntegro para o passageiro. Nosso centro de engenharia entrevistou cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida para aperfeiçoar o sistema e isso foi determinante para o projeto final. A praticidade, simplicidade e facilidade de operação ‘humanizam’ o Easy Boarding”, destaca Corso.

marcopoloparadiso1200_faciltransportes

Ideal para o transporte em viagens de médias e grandes distâncias, o modelo Marcopolo Paradiso 1200, apresenta baixo custo operacional e extrema robustez. Com chassi Mercedes-Benz O500RS 1836 e capacidade para 46 passageiros, possui poltronas semileito com descansa-pés, cintos retráteis de três pontos, tomadas USB para todos os ocupantes, sistemas de ar-condicionado com dutos individuais e audiovisual com DVD e monitores.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.