José Borges de Medeiros: 90 anos

De Paraíba on line Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team / Divulgação Com determinação, disciplina, perseverança e visão empreendedora, nos fins da década de 40, Zé Arlindo iniciava sua saga, que ...
Image

De Paraíba on line
Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team / Divulgação

Luso Brasileira

Com determinação, disciplina, perseverança e visão empreendedora, nos fins da década de 40, Zé Arlindo iniciava sua saga, que ao longo dos anos se constituiu numa importante contribuição para o desenvolvimento econômico de Campina Grande e Região.

No início da sua própria atividade empresarial, Zé Arlindo já com o seu moderno Chevrolet de três boleias, fazia viagens conduzindo passageiros que se destinavam para trabalhar nos grandes centros econômicos do país na época, como as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, que estavam em fase de construção, oferecendo oportunidades de emprego, anos depois ingressou seus irmãos Romário, Pedro Alcântara e Martinho.

Anos seguintes vieram a aquisição de novos ônibus e, já com a participação dos irmãos Romário Borges de Medeiros e Martinho Gomes de Medeiros in  memoriam) surgia, inicialmente, a tradicional empresa Viação Planalto.

OutrosEstados0736

Em 1971, deu início ao serviço de transporte urbano coletivo de passageiro em Campina Grande, na empresa “Luso Brasileira”.  A empresa paralelamente, também atuava no transporte estadual para várias cidades do brejo paraibano e interestadual, servindo a várias cidades da região do Seridó do vizinho estado Rio Grande do Norte, a exemplo de Caicó, Currais Novos e Mossoró.

Como empreendedor do transporte de passageiros, ele foi um dos principais articuladores para fundar, na cidade de Fortaleza, a Federação das Empresas de Transportes do Nordeste – FETRONOR, entidade da qual foi vice-presidente.

Em Campina Grande, com empresários locais, Zé Arlindo também atuou para a criação da associação empresarial que hoje é o SITRANS – Sindicato das empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande.

Dono de elevado espírito de liderança, José Borges de Medeiros tem sua história marcada como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, instituição que ele presidiu em cinco mandatos alternados. À frente da Associação Comercial, ele chamou a atenção da sociedade e das autoridades para a necessidade de se implantar um projeto de valorização da área central da cidade.

Como um dos principais articuladores desse processo, ao lado de outras lideranças classistas da cidade, o município executou o projeto de revitalização do centro comercial, com a desobstrução das principais vias e a transferência dos camelôs para o atual Shopping Edson Diniz.

Ainda como líder classista empresarial, em diversas oportunidades, José Borges de Medeiros combateu a elevação da carga tributária, cobrava constantemente melhorias para a segurança pública do município e sempre estava preocupado com as crises que ameaçavam o abastecimento d’água de Campina Grande. Adotando uma postura independente, caracterizando-se pela sua franqueza e destemor

Apaixonado por Campina Grande, Zé Arlindo sempre foi um ardoroso defensor das causas da cidade. Foi merecedor do reconhecimento da classe empresarial e das autoridades legislativas, que lhe concederam várias honrarias, a exemplo do título de Cidadão Campinense.

Além de atuar no setor de transportes de passageiros, José Borges de Medeiros, já com os filhos, também marcou presença no setor de revenda de combustíveis, atingindo o feito de ser eleito campeão nacional na revenda de combustíveis à época, sendo um dos fundadores do sindicato que representa a categoria empresarial no município.

Também empreendeu como agropecuarista, nas fazendas Planalto e Bonsucesso, tendo sido também vice-presidente da Sociedade Rural da Paraíba.

Como desportista, presidiu o Campinense Clube, onde se sagrou hexacampeão paraibano pela equipe de futebol.

Anos depois, ele foi vice-presidente da Sociedade Desportiva Borborema – “Gavião”, uma agremiação esportiva criada em 1975 com o conceito de “Clube-Empresa”.

Firme na fé em Deus, fortalecido pelo amor da família, José Borges de Medeiros comemora hoje seus 90 anos de vida com a certeza do dever cumprido!

zé-arlindo-567x410

“Algumas pessoas são velhas com 18 anos e algumas são novas com 90… Tempo é uma concepção que os humanos criaram” Yoko Ono


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.