Faixa de ônibus na Avenida Dom Pedro II, em JP divide opiniões

De PB Agora Imagem Divulgação A faixa exclusiva para ônibus de transporte público na Avenida Dom Pedro II, em João Pessoa, vem causando divergência de opiniões entre os paraibanos. De acordo com a ...
Image

De PB Agora
Imagem Divulgação

faixa

A faixa exclusiva para ônibus de transporte público na Avenida Dom Pedro II, em João Pessoa, vem causando divergência de opiniões entre os paraibanos. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), a faixa funciona nos dois sentidos na avenida. No sentido Centro-bairro, vai começar do cruzamento com a avenida dos Tabajaras, se estendendo até as imediações do Jardim Botânico Benjamin Maranhão.

Há quem defenda que a vida de quem usa o transporte público melhorou e há quem acredite que a faixa é desnecessária. O advogado Ronildo Ramalho afirmou que o assunto é polêmico, pois por um lado ajuda na mobilidade urbana, priorizando o transporte coletivo, mas por outro lado piora o trânsito, que já é sofrido.

O agricultor Josuel dos Santos, por outro lado, acredita que a faixa é benéfica e facilita a vida dos usuários de transporte público. “Mas tem muito motorista que não respeita”, disse ele. Já o consultor de vendas Wagner Almeida, afirmou que não adianta fazer todas essas modificações se não há qualidade no transporte público. “Ali próximo ao acesso à BR-230 está sempre cheio de carros, mesmo quando não é horário de pico. No tempo que passo preso no trânsito, não vejo nenhum ônibus passar, a faixa fica vazia. Se houvesse muito ônibus eu deixaria o carro em casa, mas não temos qualidade no transporte público”.

O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Carlos Batinga, avaliou como muito bom o período de um mês em que a faixa está funcionando de forma efetiva. “Ela já tem quatro meses na verdade, foram três meses de período educativo e mais um mês valendo com multa”, disse.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.