Começou nesta segunda cadastro biométrico de deficientes em ônibus de João Pessoa

De Click PB Imagem Gilberto da Costa Júnior As pessoas com deficiência usuárias do sistema de transporte público de João Pessoa devem fazer a atualização do cadastro pessoal a partir desta ...
Image

De Click PB
Imagem Gilberto da Costa Júnior

301 PF

As pessoas com deficiência usuárias do sistema de transporte público de João Pessoa devem fazer a atualização do cadastro pessoal a partir desta segunda-feira (23). De acordo com o sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), com o recadastramento, estas pessoas vão poder usar o sistema biométrico e acessar os ônibus pela porta dianteira, bastando passar o cartão e fazer a leitura biométrica.

O recadastramento vai ser feito na sede da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), no bairro Pedro Gondim, e segue a ordem alfabética, conforme calendário abaixo. O beneficiário deve comparecer pessoalmente, das 8h às 17h (horários locais), e apresentar RG, CPF e o cartão de cadastro anterior, que vai ser substituído pelo cartão eletrônico com foto e biometria.

A partir do dia 2 de dezembro, o acesso aos ônibus só vai ser possível utilizando o novo sistema. Segundo a Sintur-JP, com a biometria as pessoas com deficiência devem entrar no veículo pela porta dianteira e fazer a biometria. Os cadeirantes continuam a entrar nos ônibus pela porta do meio.

“O principal objetivo é garantir plenamente o direito ao transporte coletivo, atendendo à antigo pleito das pessoas com deficiência, conferindo-lhes autonomia e cidadania”, explica o diretor de relações institucionais do Sintur-JP, Isaac Moreira. Atualmente, o sindicato tem mais de 12,5 mil pessoas com deficiência cadastradas.