O que poderia ter sido e não foi: o nome do Terminal de Integração

De Ônibus Paraibanos, com pesquisa no site Leis Municipais
Por Josivandro Avelar
Fotos Acervo Histórico Paraíba Bus Team

5

Inaugurado em 2005, o Terminal de Integração do Varadouro, antigo Terminal Urbano, se configurou como o principal ponto de convergência de linhas da capital paraibana, após a transformação em um espaço fechado por meio do qual os passageiros podem desembarcar de um ônibus e embarcar em outro sem pagar uma nova passagem. Porém o que quase ninguém sabe é que ele tem nome.

Ou melhor, deveria ter. A Lei Nº 10.478, de 7 de junho de 2005, sancionada pelo então prefeito Ricardo Coutinho (atual governador da Paraíba) deu o nome de Papa João Paulo II ao Terminal de Integração, em referência ao pontífice falecido em 2 de abril do mesmo ano.

Segue a íntegra da lei:

LEI Nº 10.478, DE 07 DE JUNHO DE 2005.

DENOMINA DE “PAPA JOÃO PAULO II” O NOVO TERMINAL DE ÔNIBUS DE INTEGRAÇÃO DE JOÃO PESSOA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º Fica denominado de “Papa JOÃO PAULO II”, o novo Terminal de Ônibus de Integração de João Pessoa, localizado no centro da cidade, ainda sem denominação oficial.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, EM 07 DE JUNHO DE 2005.

Ricardo Vieira Coutinho
Prefeito

A lei está em vigor, mas não pegou. Nenhuma placa do Terminal de Integração exibe o nome “Papa João Paulo II” e sim “Terminal de Integração do Varadouro”. Nem mesmo depois das reformas realizadas no local o nome foi alterado, permanecendo o local sendo conhecido com esse nome.

Esta foi mais uma daquelas leis e ideias do transporte da capital paraibana que poderia ter sido e não foi. A menos que alguém ainda lembre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança