Experimentar os obstáculos de locomoção

De Revista Auto Bus
Imagem Divulgação

Gustavo-Vivenciar-desafios

A estrutura urbana da maioria dos municípios brasileiros não favorecem o deslocamento de quem possui alguma dificuldade de locomoção. Sabemos muito bem que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam verdadeiros desafios para cumprirem tarefas cotidianas. O direito de ir e vir é mais que uma obrigação que o Estado deve promover para o bem estar dos cidadãos. Mas, infelizmente, não é bem isso o que vemos todos os dias. Calçadas esburacadas, acessibilidade comprometida à prédios públicos pela falta de projetos adequados e sistemas de transportes que nada favorecem o seu uso, são alguns aspectos que frustram quem necessita de uma locomoção especial.

Pensando nisso, a Viação Santa Tereza, VISATE, de Caxias do Sul (RS), promoveu há alguns dias o seu projeto Vivenciar Desafios”, entre Pessoas Com Deficiência – PCDs – e funcionários. O objetivo do encontro realizado no complexo da operadora foi promover a compreensão, por parte dos funcionários, sobre a importância do bom atendimento às Pessoas com Deficiência-PCDs, especialmente os usuários de cadeiras de rodas.

Durante o evento, motoristas, cobradores e o diretor da empresa, Gustavo Marques dos Santos, acessaram um ônibus pelo elevador de embarque, acomodados em uma cadeira de rodas. Com a simulação os funcionários puderam entender as dificuldades dos PCDs, que por sua vez compreenderam as dificuldades técnicas enfrentadas pela equipe de profissionais que opera elevadores em terrenos com aclive, em via inadequada para o bom funcionamento do equipamento. “O bom atendimento é uma das nossas prioridades e este evento foi uma oportunidade de entender as dificuldades para melhor atender as necessidades deste público”, comentou o diretor da VISATE.

A estrutura da operadora conta com uma frota de 342 ônibus; o número de passageiros do transporte público na cidade é em torno de 90.000 por dia, sendo que a gratuidade para PCDs atinge o volume de 3.229. São 7.545 horários em dias úteis e 78% da frota está adaptada para cadeirantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental