Projeto estabelece a fixação de lixeiras nos ônibus de transporte coletivo de João Pessoa

De Câmara Municipal de João Pessoa Por Clarisse Oliveira Imagem Kristofer Oliveira Muito além de manter as vias públicas limpas, a limpeza urbana diz respeito também à educação e preservação do meio ...
Image

De Câmara Municipal de João Pessoa
Por Clarisse Oliveira
Imagem Kristofer Oliveira

0852 Marcopolo Torino 2014 OF-1721 E5

Muito além de manter as vias públicas limpas, a limpeza urbana diz respeito também à educação e preservação do meio ambiente. Foi pensando nisso que o vereador João Corujinha (PSDC) apresentou projeto na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) que dispõe sobre a colocação de lixeira nos ônibus destinados ao transporte público de passageiros da Capital.

Segundo a norma, todas as empresas detentoras de concessão para a exploração do serviço de transporte público de passageiros em João Pessoa ficam obrigadas a instalarem lixeiras internas em todos os veículos de suas frotas. Além da colocação da lixeira, a norma também dispõe sobre a colocação de adesivos educativos alertando sobre a importância de manter a cidade limpa.

De acordo com João Corujinha, o projeto visa a diminuição e, consequente eliminação do lixo urbano. “Tal medida não só mantém a aparência das vias públicas da cidade, podendo diminuir, inclusive o investimento em limpeza, como também impede a concentração de lixo em arroios e tubulações, evitando inundações”, justificou.

Para o propositor da matéria, é importante destacar o caráter conscientizador da proposta, pois ela está em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 172, que determina a proibição de lançamento de objeto do interior de veículos. “A partir da colocação das lixeiras nos ônibus, os usuários passam a ter a responsabilidade de utilizá-las”, enfatizou.

A norma ainda prevê multa de mil reais por veículo sem lixeira para a empresa que descumprir a determinação. Sendo dobrado o valor a cada reincidência. O projeto vai passar ainda pelas comissões permanentes da Casa para ser apreciado pelos parlamentares em plenário.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.