Ônibus Paraibanos

Projeto estabelece a fixação de lixeiras nos ônibus de transporte coletivo de João Pessoa

De Câmara Municipal de João Pessoa
Por Clarisse Oliveira
Imagem Kristofer Oliveira

0852 Marcopolo Torino 2014 OF-1721 E5

Muito além de manter as vias públicas limpas, a limpeza urbana diz respeito também à educação e preservação do meio ambiente. Foi pensando nisso que o vereador João Corujinha (PSDC) apresentou projeto na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) que dispõe sobre a colocação de lixeira nos ônibus destinados ao transporte público de passageiros da Capital.

Segundo a norma, todas as empresas detentoras de concessão para a exploração do serviço de transporte público de passageiros em João Pessoa ficam obrigadas a instalarem lixeiras internas em todos os veículos de suas frotas. Além da colocação da lixeira, a norma também dispõe sobre a colocação de adesivos educativos alertando sobre a importância de manter a cidade limpa.

De acordo com João Corujinha, o projeto visa a diminuição e, consequente eliminação do lixo urbano. “Tal medida não só mantém a aparência das vias públicas da cidade, podendo diminuir, inclusive o investimento em limpeza, como também impede a concentração de lixo em arroios e tubulações, evitando inundações”, justificou.

Para o propositor da matéria, é importante destacar o caráter conscientizador da proposta, pois ela está em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 172, que determina a proibição de lançamento de objeto do interior de veículos. “A partir da colocação das lixeiras nos ônibus, os usuários passam a ter a responsabilidade de utilizá-las”, enfatizou.

A norma ainda prevê multa de mil reais por veículo sem lixeira para a empresa que descumprir a determinação. Sendo dobrado o valor a cada reincidência. O projeto vai passar ainda pelas comissões permanentes da Casa para ser apreciado pelos parlamentares em plenário.

Compartilhe esta matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.