Teste de estabilidade com um ônibus londrino em 1957

De Maxicar Imagem Reprodução British Pathé Talvez não haja uma só pessoa no Mundo que não conheça o Leyland Routemaster. Não está ligando o nome ao veículo? Estamos falando do famoso ônibus vermelho ...
Image

De Maxicar
Imagem Reprodução British Pathé

onibus londrino

Talvez não haja uma só pessoa no Mundo que não conheça o Leyland Routemaster. Não está ligando o nome ao veículo? Estamos falando do famoso ônibus vermelho de dois andares que por décadas foi o símbolo da Capital Inglesa. Agora sim, né?

Eles foram fabricados entre 1954 e 1968, mas continuaram servindo fielmente a população de Londres e seus turistas até o início dos anos 2000. Foram produzidos exatos 2.876 nas versões RM — convencional para 64 passageiros — e RML — uma versão alongada para 72 passageiros. Bastante modernos para época, contavam com suspensão dianteira independente, direção hidráulica e caixa de câmbio totalmente automática, sempre com motores a diesel.

Antes de coloca-los nas ruas, a London Transport Company realizava vários testes, como esse de estabilidade de 1957, onde eram colocados diversos sacos de areia simulando os passageiros e o veículo era inclinado por um sistema pneumático e depois testado em pista molhada.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.