Volvo Bus lança consultoria para redução de consumo

De Automotive Business Imagem Carlos Farias A Volvo Bus Latin America está lançando um programa de consultoria para redução de consumo de combustível. Ele integra o pacote de serviços conectados ...
Image

De Automotive Business
Imagem Carlos Farias

P1030261

A Volvo Bus Latin America está lançando um programa de consultoria para redução de consumo de combustível. Ele integra o pacote de serviços conectados oferecido pela montadora para frotistas de ônibus urbanos e rodoviários e é desenvolvido em conjunto com a rede de concessionários da marca.

O programa está sendo lançado em três grupos de concessionários Volvo: Dipesul, Auto Sueco São Paulo e Rivesa. É voltado a clientes de médio e grande portes. A partir do ano que vem o projeto será estendido para a toda a rede de concessionários.

Num projeto piloto conseguiu-se economia de 7% de diesel e de 9% na operação total, considerando também o menor desgaste de componentes e a redução de consumo de lubrificante.

A consultoria é realizada por um especialista da concessionária com suporte da fábrica. O trabalho consiste em coletar dados da operação, avaliar e acompanhar esses dados para transformá-los em informação. A partir disso é definido e entregue ao cliente um plano com sugestões de ações para redução do consumo de combustível.

“Esse atendimento personalizado é uma demanda cada vez mais frequente dos nossos clientes. Além disso, nos permite conhecer de perto a operação e melhorar nossos serviços e veículos”, diz o diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil, Gilberto Vardânega.

PROJETO PILOTO

O projeto piloto do programa começou em 2016 com a Visate, empresa de transporte urbano de Caxias do Sul (RS) com 342 ônibus e 77 linhas que atendem cerca de 90 mil passageiros por dia, em média.

As equipes da Volvo e da concessionária Dipesul definiram uma meta de redução de consumo em conjunto com o cliente. A partir desse objetivo foi desenvolvida uma metodologia para analisar e identificar pontos de melhoria e então criado um plano de ação para garantir maior eficiência de consumo.

A redução de 7% do consumo de combustível e de 9% no custo operacional resulta dos dados conectados de oito ônibus que participaram do projeto piloto. Os resultados foram alçados com a mudança do estilo de condução dos motoristas, que reduziu em 60% as acelerações desnecessárias, curvas e frenagens bruscas e ocorrências como veículo parado com motor ligado e excesso de velocidade.

“O treinamento dos motoristas também tem um efeito direto na vida útil das peças e pneus”, explica Anderson Fabiano de Castilhos, gerente operacional da Visate. “Um dos principais pontos trabalhados na Visate foram os relatórios com informações customizadas para atuação direta nos pontos de melhoria de cada motorista, tratadas durante o treinamento aplicado na empresa. O estilo de condução influencia diretamente no consumo e na performance operacional do veículo”, explica Alexandre Vargha, líder do projeto.

Além do treinamento de motoristas foi feita uma análise das manutenções periódicas para avaliar desgaste de peças e impacto no consumo; e nas configurações do veículo, para identificar a mais adequada para o tipo de rota e quantidade de passageiros transportados.

O pacote de serviços conectados ofertados pela Volvo Bus Latin America inclui o sistema Fleet Management de gerenciamento de frotas e o sistema de gerenciamento de tráfego ITS4Mobility. Os dois podem ser usados de forma integrada ou separadamente.

O ITS4Mobility é uma ferramenta de gestão de tráfego que oferece informações da circulação dos ônibus em tempo real tanto para o operador de transporte quanto para os passageiros. O sistema acompanha a circulação, indicando se os ônibus estão rodando de acordo com o planejado, com a frequência adequada, cumprindo os horários planejados e mantendo a rota previamente definida.

São informações que apontam ao gestor possíveis desvios, ajudam a identificar pontos críticos da operação e permitem seu replanejamento de forma embasada, garantindo a precisão das informações oferecidas aos passageiros.

O Fleet Management é uma ferramenta que auxilia os operadores de transporte no acompanhamento da operação e da posição dos veículos em tempo real. Os dados gerados pelo sistema oferecem ao transportador uma visão completa da operação, por veículo e por motorista, o que permite adotar uma série de ações para aumentar a eficiência da operação e reduzir custos operacionais.

É possível acessar dados como consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas, velocidade média, percentual de operação em faixa econômica, em marcha lenta e número de ativações do freio, por veículo e por motorista.