Marmuthe solicita renovação de linhas de ônibus da Capital

De Assessoria Marmuthe Imagens Gilberto da Costa Júnior /  A qualidade do transporte público e a mobilidade urbana estão entre os principais desafios das capitais brasileiras. Em João Pessoa não é ...
Image

De Assessoria Marmuthe
Imagens Gilberto da Costa Júnior / 

zz

A qualidade do transporte público e a mobilidade urbana estão entre os principais desafios das capitais brasileiras. Em João Pessoa não é diferente, mesmo com os investimentos e obras realizadas nos últimos anos. E para contribuir com este processo, o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), presidente da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), apresentou recentemente dois requerimentos solicitando a renovação da frota de algumas linhas de ônibus da capital paraibana.

O parlamentar afirmou que vem recebendo apelos dos moradores de diversos bairros da cidade, reclamando da condição inadequada de ônibus utilizados nas linhas 1500 e 5100 – Circular; e 2300 – Valentina-Mangabeira. Por isso, apresentou os requerimentos 6660/2017 e 6663/2017, respectivamente, para que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) possa tomar as providências e atender a demanda dos usuários, evitando também o procedimento de troca de veículo durante as viagens.

“É imprescindível à renovação e ampliação da frota destas linhas de ônibus que passam por diversos bairros de João Pessoa, pois transportam diariamente centenas de trabalhadores, estudantes e moradores, percorrendo longas distâncias, em viagens demoradas e pouco confortáveis. Além disso, devem-se observar os ditames da Lei 8.987/95, que determina que o serviço de transporte coletivo obedeça aos princípios da regularidade, continuidade, eficiência, segurança, generalidade, cortesia e modicidade”, lembrou Marmuthe.

Nesse contexto, a questão dos ônibus urbanos na Capital é vista como prioridade para o vereador. Assim, através de seu mandato, já realizou audiência pública na CMJP para discutir o tema e encaminhou diversos requerimentos à Semob, solicitando melhorias. Entre eles, destacamos: Requerimento 10857/2014, pedindo a fiscalização das condições dos ônibus que fazem a linha 7120 – Parque do Sol / Acesso Oeste; Requerimento 13.272/2014, solicitando a expansão do itinerário da linha i008 – Valentina/Mangabeira; Requerimento 20.068/2015, pedindo a criação de uma linha de ônibus circular compartilhada, para atender as dezenas de comunidades que circunvizinham o bairro do Valentina; Requerimento 22.589/2016, que deu origem as linhas circulares interbairros 9901 e 9902, ligando Valentina e Mangabeira; Requerimento 6278/2017, solicitando a construção de um novo Terminal de Integração no Valentina de Figueiredo; entre outras solicitações.

De acordo com Marmuthe, os bairros mais afastados do Centro da cidade necessitam de melhores condições para garantir os deslocamentos diários de seus moradores. “Cabe ao Poder Executivo cumprir com as políticas públicas relacionadas aos transportes e a mobilidade urbana em nosso município, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população. Além disso, o transporte público deve ser seguro, confortável, acessível e eficiente. Trata-se de um direito imprescindível a todo e qualquer cidadão! A quantidade e qualidade dos ônibus que fazem este transporte, e sua relação com a crescente demanda pelo serviço, é outro desafio a ser enfrentado e equacionado”, disse o vereador.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.