Marcopolo de Caxias retoma produção de componentes para ônibus

De Pioneiro Por Ivanete Marzzaro Imagem Divulgação Os moldes da maioria dos componentes plásticos utilizados na fabricação de carrocerias de ônibus da Marcopolo voltaram a ser produzidos. Mais de uma ...
Image

De Pioneiro
Por
 Ivanete Marzzaro
Imagem Divulgação

23642809

Os moldes da maioria dos componentes plásticos utilizados na fabricação de carrocerias de ônibus da Marcopolo voltaram a ser produzidos. Mais de uma semana após o incêndio que destruiu a unidade de plásticos do complexo de Ana Rech, a fábrica firmou parceria com pelo menos cinco empresas do segmento de plásticos da cidade.

A Plasmosul está entre elas. O diretor administrativo Mateus Bertolini Sonda afiram que já reestruturou sua empresa para atender a demanda da fabricante de ônibus. Realocou 20 funcionários, contratou outros sete e três trabalhadores da Marcopolo estão dentro da empresa supervisionando os trabalhos. Sonda informa que a linha de produção envolve, inicialmente, 160 modelos de peças. Dessas entre 60 e 100 devem ser entregue até o dia 22 de setembro.

— Nossa preocupação é de que a empresa não pare de produzir. Estamos juntos neste recomeço e queremos que a Marcopolo volte á normalidade o mais breve possível. Não queimou apenas um prédio. Queimou a história da empresa — destaca Sonda.

O diretor da Elobras Indústria de Plásticos, Ivan Chemello, informa que tem parceria com a Marcopolo há 26 anos. Agora, intensificou esta parceria e duplicou a produção de peças de fibra de vidro para atender à demanda da fabricante de ônibus. Ele preferiu não divulgar números, mas assegura que está contratando novos trabalhadores para ajudar na produção.

Fábrica 3 da Agrale à disposição

O diretor-presidente da Agrale, Hugo Zattera disse na tarde de ontem que colocou à disposição a fábrica número três da empresa para a Marcopolo instalar equipamentos e retomar a produção. O pavilhão tem 17 mil metros quadrados e podem operar com pelo menos 600 trabalhadores.

— Estamos ajustando detalhes, construindo uma solução, como legislação trabalhista, transporte, energia. Temos uma parceria com a Marcopolo de quase 20 anos e queremos que ela retome a produção o mais breve possível — destaca Zattera.

Nesta fábrica devem ser produzidas peças de fibra de vidro e boa parte dos funcionários dispensados deve atuar neste espaço.

A Plásticos Carajás também entrou na corrente de parcerias. Parceira da Neobus há 17 anos, trabalhava com capacidade para 90 funcionários. Na semana passada contratou outros 20. E pretende contratar mais conforme a necessidade. A empresa funcionou durante todo o feriadão da Independência nos três turnos para dar conta da produção.

O diretor da empresa, Anselmo Wagner, informa que já foram feitos 10 moldes grandes de peças de plástico e de fibra de vidro para as carrocerias internas dos ônibus. A expectativa é que a linha de produção aumente na próxima semana.

Cenário com menos fumaça

O CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, disse ontem ao Pioneiro que o cenário atual é de menos fumaça. Ou seja, as perspectivas estão mais claras e as luzem começaram a acender. Segundo ele, o comitê, formado por diretores, frentes de trabalho e funcionários, já visualizou várias possibilidades e continua focado no recomeço total da produção.

— Já sabemos, por exemplo, quais moldes precisam ser reproduzidos e já temos parceiros fazendo este trabalho — destaca.

Ele também afirmou que novos equipamentos já foram comprados e devem chegar a Caxias até o final desta semana. O foco, informa, é onde instalá-los. A fabrica 3 da Agrale é um das alternativas.

Retorno dos funcionários

A volta dos 4,5 mil trabalhadores dispensados temporariamente também está garantido para a próxima segunda-feira. Gomes neto não garantiu que todos serão realocados. Portanto existe a possibilidade de férias coletivas para parte deles.

— Esta possibilidade não está descartada, já que não temos acordo sobre banco de horas.

Ele reforçou, no entanto, que não há previsão de demissões.

— Estamos montando uma programação de como será o retorno desse pessoal. Até segunda-feira deveremos ter isso definido — ressaltou.

A empresa têm vários pedidos de ônibus que precisam ser finalizados até o final do mês. Vários contratos estão sendo renegociados. Também estão sendo negociadas novas parcerias com empresas da cidade. Entre elas, a Acrilys.