São Jorge remaneja os Comil Svelto Midi do fretamento para a frota municipal

De Ônibus Paraibanos Por Josivandro Avelar Fotos Fábio Gonçalves Em mais um movimento do fretamento para a frota municipal de João Pessoa, a São Jorge trouxe pelo menos 10 unidades do Comil Svelto ...
Image

De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Fotos Fábio Gonçalves

02069

Em mais um movimento do fretamento para a frota municipal de João Pessoa, a São Jorge trouxe pelo menos 10 unidades do Comil Svelto Midi. O modelo, cuja versão atual é a segunda lançada em 2013, faz a sua estreia na frota pessoense, bem como o chassi o qual é encarroçado, OF-1519 Bluetec5 da Mercedes-Benz.

Dessas 10 unidades, 3 já rodam: 02067, 02069 e 02075. Foram fabricadas em 2014, possuindo duas portas. Como foram compradas inicialmente para operação em fretamento, não possuem elevador para cadeirantes, mesmo a lei obrigando todo ônibus do transporte coletivo fabricado à partir de 2009 a possuir facilidade de acesso aos mesmos.

Também foram adaptados dois letreiros da marca FRT de cor âmbar na dianteira e na lateral ao lado da porta dianteira. O letreiro frontal ocupa apenas a metade superior do vidro, e não ele todo como de costume. Originalmente, os veículos vieram com um letreiro de lona formato rodoviário.

As unidades, com boa folga de idade uma vez que foram fabricadas há apenas três anos, substituem outras mais antigas de 2008. Pelo tamanho, foram escaladas em linhas de média demanda, como 108-Alto do Mateus e 702-Alto do Mateus/Tiradentes. Mas uma dessas unidades pôde ser vista hoje na 1001-Via Shopping.

02069-2

A pintura do Consórcio Navegantes sofreu adaptação na traseira, uma vez que o projeto original não conseguiu se encaixar no design da traseira do Comil Svelto Midi. O logotipo do Consórcio Navegantes foi para a parte superior da traseira, onde geralmente costumam ficar os outdoors – a São Jorge não os emprega – enquanto o logotipo da atual gestão da Prefeitura de João Pessoa – sem o brasão municipal – preencheu o espaço na parte inferior da traseira.

A Viação São Jorge é a maior empresa do Consórcio Navegantes, tendo cerca de 100 ônibus operando na frota municipal. Deve ser a última a concluir a padronização do consórcio.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.