Expresso Guanabara: 25 anos de história, 22 anos de Paraíba

De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team

PQAAAHm460tEY0YLDzQqfjHqA7eKzr9Q3BcC4AHDbad_-2M6ewm2uMDvpGhGxu9ejGNRNZsjVxUxctXXo_voh30KX70Am1T1UKlDk-044ON90Qxv5ygbzoVrYgYf

A história da Expresso Guanabara na Paraíba começou em 1995. Então com três anos de vida, a empresa começava a ir além do Ceará, e um desses passos foi a compra da já lendária Transparaíba. O negócio foi fechado pelo próprio Jacob Barata, que o concluiu pessoalmente na garagem da empresa em Bayeux.

18 ônibus da Transparaíba foram aproveitados nessa primeira fase. Praticamente todos eles foram repintados com a pintura clássica da Guanabara. Além disso, várias novas unidades foram sendo incorporadas, ainda com o nome Transparaíba, até a transição gradual para a marca Guanabara.

Ao longo dos anos, a Guanabara vai incorporando sua frota e sua filosofia nas linhas intermunicipais da Paraíba. E elas são as que vão mais longe dentro do estado, ligando João Pessoa ao Sertão, levando vidas e histórias, fixando a identidade da Guanabara nas estradas da Paraíba.

E seguindo o ritmo do crescimento a empresa vai mais além. Com a compra da Transparaíba, a Guanabara pôde interligar João Pessoa a cidades do interior do Ceará, como Juazeiro do Norte e Crato, que ficam após Cajazeiras, destino da sua linha mais longa (bem como a mais longa intermunicipal do estado). Na linha para o Crato, a Guanabara já opera com veículos Galaxy, o Double Decker da empresa. Isso nos relembra um projeto ousado da Transparaíba de colocar Double Decker em suas linhas para o Sertão já em 1991, o que a Guanabara agora realiza 25 anos depois com a inclusão dos Galaxy na linha João Pessoa X Crato.

E é levando histórias de vida que a Guanabara construiu sua identidade nesses 22 anos de Paraíba dos seus 25 de história. Histórias de quem não esqueceu de suas raízes e sempre lembra de voltar para visitar parentes e amigos, bem como no caminho inverso, do Sertão ao Litoral. Histórias de vida e de sucesso são os maiores ativos que a Guanabara leva diariamente nas estradas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança